• O Ensino de História na América Latina na Atualidade
    v. 13 n. 33 (2018)
    Apresenta o trabalho acadêmico de pesquisadores oriundos de diversas Universidades no Chile como Universidad de Playa Ancha, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso Universidad Católica de Temuco, e do Brasil, como Universidade Federal do Paraná - UFPR, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO e Universidade Tuituti do Paraná – UTP, construindo um panorama de como tem se desenvolvido as políticas públicas e processos de Ensino-Aprendizagem e conteúdos curriculares em vários países latino americanos.
  • Dossiê: Em torno da Filosofia da Práxis
    v. 10 n. 24 (2015)
    Dossiê com organização da professora doutora Anita Helena Schlesener, estudiosa reconhecida da obra de Antônio Gramsci. , no interior das escolas e fora delas. Sobressai, de entre os clássicos, praticamente em todos os artigos, Antônio Gramsci. A finalidade é o desvelamento do real e sua transformação, seja na política, na cultura, na formação integral, trabalho de professores, gestão escolar, nas lutas por hegemonia.
  • Dossiê: EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL
    v. 12 n. 30 (2017)
    Esta publicação conta com artigos resultantes doseventos "XXIV Semana da Educação/ II Encontro de Educação Social – Pedagogia Social do Paraná - EDUSOPARANA/ IV Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa" ocorridos entre os dias 5 a 8 de julho de 2016. Os eventos aconteceram nas dependências da Universidade Estadual dePonta Grossa, com a participação de aproximadamente mil pessoas que participaram de palestras, debates, vivências culturais, apresentação de pesquisas, manifestos, entre outras atividades que serviram para divulgar e reconhecer a relevância da Educação Social – Pedagogia Social para a área da Educação.
  • Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional
    v. 10 n. 25 (2015)
    Volume 10, n. 25, 2015
  • Dossiê: Arte e Educação: Abordagens e Perspectivas
    v. 11 n. 29 (2016)
    Este dossiê, composto por 13 artigos escritos por pesquisadores que se debruçam sobre as temáticas da Arte e da Educação, em pesquisas em arte e sobre arte, pretende contribuir para o debate, apresentando pontos de vista, traduzindo possibilidades de construção crítica e expondo reflexões sobre as possibilidades de diálogo entre a arte e a educação. No ano de 2014 foi realizada a X ANPED SUL, em Florianópolis, sediada pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, da participação neste evento, como coordenadora de sessão temática do eixo Educação e Arte, bem como as pesquisas realizadas por arteeducadores, resultou este dossiê, trazendo diferentes modos de ver e entender a arte na sociedade e na educação.