O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

- Apresentação de trabalhos em português, inglês ou espanhol.
- Título no idioma original do artigo e em inglês.
- Resumo em português num único parágrafo, com até 20 linhas, espaço simples, acompanhado de pelo menos três palavras-chave.
Abstract em inglês, seguindo as mesmas normas do Resumo.
- Os artigos devem apresentar extensão de até 40.000 caracteres com espaço.
- Texto em formato Word digitado em Times New Roman 12, espaço 1,5 entre linhas, justificado; citações em espaço simples e distanciadas da margem esquerda 4 cm. Para destaques usar apenas o itálico. O negrito pode ser usado apenas para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho.
- Notas de rodapé no final do texto.
- Referências no corpo do texto (ex: SAVIANI, 2005, p. 53).
- Se houver imagens e/ou gráficos devem vir no corpo do texto.
- Referências: são consideradas referências somente as obras (livros, artigos, teses, etc.) mencionadas no interior do texto. Devem ser digitadas de acordo com as normas da ABNT.
- As referências bibliográficas devem ser listadas ao final do texto em ordem alfabética.

EXEMPLOS:

Livro:

NOME DO AUTOR. Título da obra. Local de publicação: Editora, ano.

SAVIANI, Dermeval. História do tempo e tempo da história: estudos de historiografia e história da educaçãoCampinas: Autores Associados, 2015.

Capítulo de livro:

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome ou iniciais. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR DA OBRA, Prenome ou iniciais. Título da obra. Local de publicação: Editora, ano. Número de página inicial - final do capítulo.

RÜSEN, Jörn. O livro didático ideal. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; Barca, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende. Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2010. p. 109-128.

Artigo:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome ou iniciais. Título do artigo. Título do periódico, local, volume, número, página inicial-final do artigo, ano.

SOUZA, Maria Antônia de. A Relação entre Educação e Movimentos Sociais a partir da Via Campesina. Cadernos de Pesquisa: Pensamendo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 26, p. 139 - 153.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.