O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx)
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), os nomes dos autores foram excluídos do texto.
  • O texto está inserido no template disponível para download, seguindo toda a formatação e normas estabelecidas neste arquivo.

Diretrizes para Autores

1. Sobre a submissão

1.1. Registro do recebimento do trabalho via sistema de submissão online. A revista não aceita trabalhos encaminhados fora do sistema.

1.2. A submissão de um artigo à revista implica que ele não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação.

1.3. Os originais devem ser digitados em formato Word (.doc ou .docx) unicamente, não sendo recepcionados manuscritos convertidos para o PDF.

1.4. É obrigatória a utilização do template como base de estruturação do trabalho. Caso contrário, o texto será rejeitado na pré-avaliação.

1.5. O texto submetido à revista não deve conter identificação de autoria. Os dados do(s) autor (es) só devem ser preenchidos no ato do cadastramento da submissão no sistema da revista.

1.6. Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto ao cumprimentos das Normas da Revista. O texto submetido é avaliado por membros do Conselho Editorial.

1.7. Encaminhamento para avaliação dos pareceristas. O texto submetido é avaliado por pareceristas ad hoc. Quando sugeridas mudanças ou correções, os originais são devolvidos aos autores.

 

2. Cadastro de Autor

2.1. O cadastro de autor deve seguir o padrão estabelecido pela Revista. A Revista aceita submissões de mestres e doutores para publicações individuais. Para publicações em coautoria, o texto deve conter no máximo 3 autores (mestres e/ou doutores), sendo que um dos 3 deve, obrigatoriamente, possuir o título de doutor(a).

2.2. No campo Resumo da Biografia, mencionar a atual instituição de filiação (com menção à cidade, estado e país), a última formação acadêmica (com menção à instituição em que a formação foi cursada) e e-mail de contato (não preencher com a biografia do Lattes). Seguir exemplo da imagem abaixo.

2.3. Como forma de padronização de autoria, o Comitê da Revista tornou obrigatória a inclusão do perfil do currículo na Plataforma Lattes, bem como o iD do ORCID no ato da  submissão.

2.4. No campo identificado como URL, incluir o link do perfil do autor na Plataforma Lattes, conforme imagem abaixo.

2.5. O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register. Você deve incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro (http://orcid.org/0000-0002-1825-0097), conforme exemplo da imagem abaixo.

2.6. É obrigatório o registro ORCID de todos os autores. Aos cadastros que não possuírem o registro do ORCID, não daremos prosseguimento ao processo de avaliação.

3. Instruções no preenchimento da Submissão

3.1. Formato do texto: O texto deve ser apresentado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,15, de no mínimo 12 páginas e no máximo 20, incluindo-se as notas e referências. O texto que exceder o número de páginas definido para a seção será devolvido para adequação.

3.2. Título: O título do trabalho deve estar na língua original, acompanhado de sua tradução (inglês). Deve ser redigido em fonte Times, 14pts, negrito, centralizado, letras maiúsculas.

3.3. Resumo: Os trabalhos devem ser acompanhados de resumo na língua original, com no máximo, 250 palavras, bem como de sua tradução para o inglês.

3.4. O Resumo deve ser escrito em fonte Times New Roman, 10 pts, justificado, espaçamento simples. 

3.5. No corpo do resumo não deverá conter citações.

3.6. Palavras-chave: Os autores devem apresentar até cinco palavras-chave, na língua original. Devem ser escritas em fonte Times New Roman, 10 pts, alinhamento justificado, espaçamento simples, separadas por ponto. Padronizar utilizando obrigatoriamente o Thesaurus da área de Educação BRASED para a língua portuguesa e Thesaurus da UNESCO para língua estrangeira. 

3.7. Citações: As citações devem seguir as orientações da NBR 10520/2002.

3.8. Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser usadas quando for estritamente necessário, numeradas e inseridas como "notas de rodapé".

3.9. Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos devem ser inseridos no texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 300 dpi reais (não interpolados). Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução ótica sem compressão (módulo high definition). Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.

3.10. Para as referências, a norma adotada é a NBR-6023/2018. Desta forma, todos os documentos citados devem ser apresentados ao final do artigo, com o título Referências, sem distinções entre livros, periódicos, documentos etc. Além disso, deve-se utilizar o título em negrito e não sublinhado. 

3.11. Todas as informações para a formatação do texto da submissão também estão disponíveis no template que deve ser usado pelo autor.

 

Os manuscritos fora desse formato serão devolvidos, ou até mesmo rejeitados na pré-avaliação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.