La experiencia con la investigación teórica y aplicada sobre el periodismo convergente y la movilidad en el Proyecto Laboratorio de Periodismo Convergente (A experiência com pesquisas teóricas e aplicadas em jornalismo convergente e mobilidade no Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente)

  • Suzana Oliveira Barbosa Universidade Federal da Bahia
  • Marcos Palacios
Palavras-chave: Jornalismo convergente, Multiplataforma, Inovação em jornalismo, Produtos autóctones, Pesquisa aplicada.

Resumo

Este artigo baseia-se em pesquisas teóricas e aplicadas realizadas no Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente (CNPq) – patrocinado pela Faculdade de Comunicação / Universidade Federal da Bahia (Brasil). O projeto foi consolidado como um espaço de pesquisa em jornalismo convergente, produção multiplataforma, com referência especial para os produtos classificados como autóctones (ou seja, criados especificamente para tablets e smartphones), bem como formatos inovadores: idiomas e uso de bancos de dados na composição e visualização de conteúdo. A pesquisa aplicada também foi objetivada e levou à criação de uma aplicação móvel (Academic) – desenvolvida em design responsivo – concebida como motor de busca de fontes jornalísticas em temas científicos. A pesquisa utiliza como principal apoio teórico os conceitos de convergência jornalística, comunicação móvel, jornalismo móvel, jornalismo de banco de dados e o dinâmico continuum multimídia. O objetivo principal do projeto é colaborar para o avanço das discussões e reflexões sobre a inovação no jornalismo, buscando definir e caracterizar a inovação e sua relação com o conceito de rendimento, investigar características específicas do jornalismo móvel e propor tipologias e categorias de análise. O projeto alcançou proeminência e gerou material bibliográfico importante para apoiar várias atividades de pesquisa, tanto em nível de graduação quanto de conclusão de curso. A comunicação resume os resultados da pesquisa com foco nos aspectos teóricos / conceituais, metodológicos e aplicados do projeto.

Biografia do Autor

Suzana Oliveira Barbosa, Universidade Federal da Bahia
Professora Adjunta IV do Departamento de Comunicação (Jornalismo) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (PósCom | UFBA). Investigadora e uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL). Coordenadora do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente (MCTI/CNPq/MEC/CAPES 22/2014), com vigência até junho de 2017. A investigação no âmbito deste projeto iniciou em 2011, a partir do Edital PPP nº 0060, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB, 2011-2014). Graduou-se em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia em 1993. É doutora (2007) e mestre (2002) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo PósCom | UFBA. Em 2005, realizou estágio doutoral no Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCOM), da Universidade da Beira Interior (Portugal). Possui pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2007-2008). Atuou por dois anos (2008-2010) como professora adjunta no Departamento de Comunicação Social (Jornalismo) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2008, recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de "Melhor Tese de Doutorado em Jornalismo" (intitulada Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) - Um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos"), da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Áreas de pesquisa: Jornalismo em Redes Digitais, Jornalismo em Base de Dados, Jornalismo Móvel, Convergência Jornalística, Inovação no Jornalismo. Atualmente, é diretora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2013-2017).
Publicado
2018-01-01