Foco e Escopo

A revista Interin é uma publicação semestral online do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCOM/UTP). Foi Criada no ano de 2006 e a ideia original de seu primeiro formato foi do professor Décio Pignatari. A partir do ano de 2010 migrou para a plataforma SEER. Em 2018, passou à plataforma OJS. Podem ser submetidos textos em português, inglês, francês e espanhol. A Interin tem linha editorial que procura abordar temas relacionados particularmente:

1. ao desenvolvimento das tecnologias de comunicação, e como essas tecnologias influenciam as práticas e processos comunicacionais;

2. à comunicação para pensar (sobre) e atuar na análise dos processos de significação midiática, na produção e veiculação de discursos, no estabelecimento de vínculos em contextos socioculturais e no estudo de objetos em mídias diversas.

A revista aceita submissão de artigos de doutores e doutorandos; outras titulações poderão submeter desde que em coautoria com doutores (desde dezembro de 2023).

É importante destacar que, como outras publicações científicas de Ciências Sociais Aplicadas no Brasil, cada volume de Interin é publicado no primeiro dia do período a que se refere o volume. Uma vez que Interin é uma publicação semestral, a edição 1 de cada ano é disponibilizada até o dia 1 de janeiro; a edição 2 é publicada até o dia 1 de julho.

Considera-se a abordagem interessante especialmente para garantir que dossiês publicados estejam relacionados a call for papers relativos ao período vigente.

O objetivo de Interin é disponibilizar a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de mercado acesso gratuito a artigos das ciências sociais aplicadas que abordem os temas de interesse apresentados acima. Entende-se que, com isso, a revista contribui com a divulgação de pesquisas em curso. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos aprovados para a publicação serão avaliados, em primeira instância, pela Comissão Editorial da revista. Em seguida, serão submetidos à avaliação por pareceristas externos através do sistema blind review. Abaixo uma descrição mais refinada do procedimento:

Os artigos submetidos a Interin passam inicialmente pela aplicação de um check-list para avaliar aderência ao template de submissão (e fornecimento de todo o conteúdo requerido naquele padrão). O Check-list avalia o cumprimento dos seguintes itens:

1. Os autores estão cadastrados na revista e indicando titulação que confere com a exigência da Interin (doutores e doutorandos - outras titulações em coautoria com doutor).

2. O template de artigos fornecido foi utilizado para a submissão do artigo.

3. O artigo possui título informado (em português).

4. O artigo possui resumo.

5. O artigo possui palavras-chave.

6. O artigo possui título informado (em inglês).

7. O artigo possui abstract.

8. O artigo possui keywords.

9. Foram removidas as possibilidades de identificação dos autores do artigo.

10. O artigo possui texto associado.

11. As fontes das imagens foram informadas de forma apropriada.

12. As datas de acesso aos links da Internet foram informadas.

13. As referências foram informadas.

Caso sejam encontradas não conformidades durante a aplicação de tal check-list, o texto é encaminhado imediatamente ao autor para correções. Nos casos em que o check-list é executado sem não conformidades identificadas, o artigo é encaminhado a pareceristas para revisão cega. Os pareceristas avaliam o artigo atendendo ao prazo limite definido pelos editores, e encaminham sua avaliação utilizando template de avaliação fornecido pela Interin.

Os pareceristas, durante a revisão cega por pares, têm como recomendação atribuir pontuação (Muito bom; Bom; Regular; Fraco; Muito Fraco) para os seguintes quesitos (considerados relevantes por Interin):

1) Qualidade da reflexão teórica.

2) Adequação e atualização da bibliografia de referência.

3) Explicitação e consistência da metodologia (quando pertinente).

4) Domínio da linguagem científica.

A partir da avaliação dos quesitos indicados, o parecerista informa se o artigo está:

ACEITO para publicação na INTERIN;

ACEITO (com ressalvas a serem corrigidas) para publicação na INTERIN;

NÃO ACEITO para publicação na INTERIN.

Após a recepção do parecer, o autor é informado do resultado.

O template fornecido solicita ao parecerista que, caso o texto seja recusado, seja elaborada uma justificativa que contribua com eventuais correções, motivando a melhoria do artigo pelo autor; quando são apontados ajustes, o autor é informado e, ao receber o texto atualizado, os editores avaliam a aplicação das correções. Os artigos aprovados são publicados em Interin.

Vale observar que as atividades e publicações de Interin seguem instruções do Regulamento do Comitê de Ética em Pesquisa Universidade Tuiuti do Paraná (CEP/UTP), que tem como atribuições, entre outras (Art. 3°): b) emitir parecer, devidamente justificado, orientado pelos princípios da impessoalidade, transparência, razoabilidade, proporcionalidade e eficiência, dentro dos prazos estabelecidos em norma operacional, evitando redundâncias que resultem em morosidade na análise; c) desempenhar papel consultivo e educativo em questões de ética.

Interin considera práticas não aceitáveis em relação aos artigos submetidos:

POR AUTORES:

a) Plágio de qualquer espécie;

b) Submissão do artigo para avaliação simultânea por vários periódicos científicos;

c) Fornecer dados incorretos ou manipulados em relação à pesquisa abordada no artigo;

d) Submeter artigo para publicação que já tenha sido publicado em outro periódico (sem informar o comitê editorial);

POR REVISORES:

a) A não comunicação aos editores de qualquer conflito de interesses observado em relação ao artigo a ser avaliado;

b) Empregar meios para identificar o autor do artigo (uma vez que a revisão deve ser cega); no caso de o revisor conhecer antecipadamente o conteúdo - e o autor -, caracteriza-se conflito de interesses que deve ser comunicado aos editores;

c) Avaliar o artigo em função de preferências pessoais (ao invés dos quesitos objetivos destacados acima);

PELOS EDITORES:

a) A não manutenção do anonimato dos autores para revisão;

b) O não cumprimento dos prazos de publicação definidos;

c) A exposição dos autores que tiveram parecer negativo;

É importante observar, finalmente, que a taxa média de recusa de artigos nas edições publicadas no ano de 2016 foi de 20%.

Periodicidade

Revista eletrônica semestral.

Os autores devem observar que, em média, os tempos relativos à avaliação e publicação dos artigos são os que seguem:

a) no caso de artigos que atendem ao call for papers vigente: emissão de parecer até 3 meses após o término do call for papers e publicação em até 4 meses após o término do call for papers (neste caso, o artigo aprovado deve ser publicado já na edição de Interin relativa ao call, tipicamente a próxima a ser lançada);

b) no caso de artigos de tema livre (submetidos em fluxo contínuo), a emissão do parecer se dá em até 4 meses, com publicação dos artigos aprovados em até 12 meses (2 edições).

Política de Acesso Livre

Interin oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

No momento, o conteúdo de Interin está disponível gratuitamente em formato pdf (tanto para leitura diretamente no site da revista quanto para download do artigo).

Interin permite ainda publicação simultânea nos sistemas de arquivamento ou repositórios institucionais.

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Histórico do periódico

INTERIN é uma publicação online do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

ISSN: 1980-5276