A personagem feminina no cinema brasileiro: entre a vontade e o desejo

  • Regina Rossetti PPGCOM/USCS
  • Roberto Elísio dos Santos PPGCOM/USCS
  • João Batista Freitas Cardoso PPGCOM/USCS
Palavras-chave: Personagem Feminino, Cinema Brasileiro, Cinema Ficcional, Vontade e Desejo.

Resumo

Este artigo aborda o modo como o cinema brasileiro retrata a mulher contemporânea em seus conflitos afetivos, pessoais e sociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de nível exploratório que utilizou as técnicas de revisão bibliográfica, levantamento documental e análise de conteúdo. O corpus de análise é composto pelos filmes Carreiras (2007) e Sonhos roubados (2009). No estudo foi possível observar que, entre a multiplicidade de personalidades femininas que circulam na sociedade, alguns filmes nacionais apresentam a mulher contemporânea como um ser dividido entre vontades e desejos.

Biografia do Autor

Regina Rossetti, PPGCOM/USCS
Doutora em Filosofia pela USP com pós-doutoramento pela mesma Instituição. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da USCS.
Roberto Elísio dos Santos, PPGCOM/USCS
Professor Livre Docente pela ECA-USP com Pós-doutorado em Comunicação pela mesma Instituição. Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da USCS.
João Batista Freitas Cardoso, PPGCOM/USCS
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com Pós-Doutorado Comunicação pela ECA-USP. Professor no Programa de Mestrado do PPGCom USCS e professor nas Universidades Mackenzie e Santa Cecília.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres