Notas Disparadoras para a Criação de Projetos de Ensino em Educação das Artes Visuais
Resumo
O artigo trata da noção de projetos de ensino no campo da educação das artes visuais. Para isso, parte de uma experiência contingente do autor, vivenciada junto a turmas de Estágio em Artes Visuais do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como docente, no primeiro semestre de 2016. Propõe alguns disparadores, como notas, para possivelmente inspirar outros/futuros trajetos de ensino. Em um primeiro momento, discute possíveis lugares de criação na docência, entendendo os projetos de ensino como implicação dessa atitude criativa. Em seguida, sugere pontos que podem servir como indicadores para a criação de projetos de ensino de maneira mais geral. Por último, são pensadas quatro dimensões concernentes a projetos de ensino específicos de uma educação em artes visuais que compreendem as imagens como especificidade dessa área do saber, bem como enquanto fenômenos que permitem múltiplas e transversais aprendizagens. O texto é escrito e se apresenta como um arranjo de referências e noções que compõem um ideário singular de docência e, em absoluto, deve ser entendido de forma paradigmática. Trata-se, pois, de uma “tradução”, ou “transcriação” (CORAZZA, 2013), teórico-metodológica a partir de diversas vozes, compreendendo também os resultados iniciais do projeto de pesquisa Docência e criação em educação das artes visuais: povoamentos entre visualidades, leituras e escritas, coordenado pelo autor.Referências
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Como Citar
CRISTIAN POLETTI MOSSI, C. Notas Disparadoras para a Criação de Projetos de Ensino em Educação das Artes Visuais. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 29, p. 135-152, 11.
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