Culturas Juvenis: Formas de “ser/estar com ”, indicadoras de socialidades na Contemporaneidade

  • Nádia Jane de Sousa Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente texto discute a temática juventude e seus agrupamentos, apontando um modo de estar-junto, potencializador de socialidade. Tendo como eixo teórico a sociologia compreensiva de Michel Maffesoli em contraponto com idéias de Zigmunt Bauman, apresenta questões como identidade, sociedade da imagem, estilo, tribalização, como eixos importantes para a compreensão das transformações nas vivências sociais, especialmente entre os jovens, na atualidade.

Palavras-chave: Juventude. Identidade. Tribalização. Imagem.

Biografia do Autor

Nádia Jane de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal da Paraíba, atuando na formação de pedagogos na área de Educação Infantil. Também tem realizado estudos e pesquisas acerca dos processos midiáticos que perpassam as práticas culturais infantis e juvenis.

 

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Publicado
2016-12-19
Como Citar
DE SOUSA, N. Culturas Juvenis: Formas de “ser/estar com ”, indicadoras de socialidades na Contemporaneidade. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 29, p. 252-264, 19 dez. 2016.