Culturas Juvenis: Formas de “ser/estar com ”, indicadoras de socialidades na Contemporaneidade
Resumo
O presente texto discute a temática juventude e seus agrupamentos, apontando um modo de estar-junto, potencializador de socialidade. Tendo como eixo teórico a sociologia compreensiva de Michel Maffesoli em contraponto com idéias de Zigmunt Bauman, apresenta questões como identidade, sociedade da imagem, estilo, tribalização, como eixos importantes para a compreensão das transformações nas vivências sociais, especialmente entre os jovens, na atualidade.
Palavras-chave: Juventude. Identidade. Tribalização. Imagem.
Referências
ABRAMO, Helena Wendel. Cenas Juvenis: punks e darks no espetáculo urbano.
São Paulo, SP: Escrita, 1994.
ÁRIES, Philipe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro:
Guanabara, 1981.
BARBERO, Jesús Martín. A mudança na percepção da juventude: sociabilidades,
tecnicidades e subjetividades entre os jovens. In.: BORELLI. Silvia H.S. & FILHO,
João Freire (orgs.). Culturas juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as conseqüências humanas. Tradução
Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.
______. Modernidade líquida. Trad. Plínio dentzien, Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Ed., 2001.
______. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Tradução: Plínio
Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
______. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução Carlos Alberto
Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
______. Vida líquida. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Ed., 2007.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventude e cidades educadoras.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
DAYREL, Juarez. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da
juventude. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os Outsiders: sociologia
das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro:
WVA, 2000.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo:
Studio Nobel, 1995.
MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Tradução de Francisco Franke
Settineri. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
______. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades.
Apresentação de Luiz Felipe Baeta Neves; trad. de Maria de Lourdes Menezes.
2ª. Ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1998.
______. O instante eterno. Tradução: Rogério de Almeida e Alexandre Dias.
São Paulo: Zouk, 2003.
______. Notas sobre a pós-modernidade: o lugar faz o elo. Tradução de Vera
Ribeiro. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Atlântica, 2004.
______. No fundo das aparências. tradução de Bertha Halpern Gurovitz. 3ª
edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005a.
______. O mistério da Conjunção: ensaios sobre comunicação, corpo e
socialidade. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina,
2005b.
______. O retorno das emoções sociais. In.: Metamorfoses da Cultura
Contemporânea. SHULER, Fernando & SILVA, Juremir Machado da (orgs.).
Porto Alegre: Editora Sulmia, 2006.
______. O Conhecimento Comum: introdução à sociologia compreensiva.
Tradução de Aluizio R. Trinta. Porto Alegre: Sulina, 2007.
PERALVA, Angelina. O jovem como modelo cultural. Revista Brasileira de
Educação. Juventude e Contemporaneidade, São Paulo, ANPED, 1997.
SPOSITO, Marília P. Estado do conhecimento: juventude. Brasília: INEP,
2000.
São Paulo, SP: Escrita, 1994.
ÁRIES, Philipe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro:
Guanabara, 1981.
BARBERO, Jesús Martín. A mudança na percepção da juventude: sociabilidades,
tecnicidades e subjetividades entre os jovens. In.: BORELLI. Silvia H.S. & FILHO,
João Freire (orgs.). Culturas juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as conseqüências humanas. Tradução
Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.
______. Modernidade líquida. Trad. Plínio dentzien, Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Ed., 2001.
______. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Tradução: Plínio
Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
______. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução Carlos Alberto
Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
______. Vida líquida. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Ed., 2007.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventude e cidades educadoras.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
DAYREL, Juarez. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da
juventude. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os Outsiders: sociologia
das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro:
WVA, 2000.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo:
Studio Nobel, 1995.
MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Tradução de Francisco Franke
Settineri. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
______. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades.
Apresentação de Luiz Felipe Baeta Neves; trad. de Maria de Lourdes Menezes.
2ª. Ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1998.
______. O instante eterno. Tradução: Rogério de Almeida e Alexandre Dias.
São Paulo: Zouk, 2003.
______. Notas sobre a pós-modernidade: o lugar faz o elo. Tradução de Vera
Ribeiro. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Atlântica, 2004.
______. No fundo das aparências. tradução de Bertha Halpern Gurovitz. 3ª
edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005a.
______. O mistério da Conjunção: ensaios sobre comunicação, corpo e
socialidade. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina,
2005b.
______. O retorno das emoções sociais. In.: Metamorfoses da Cultura
Contemporânea. SHULER, Fernando & SILVA, Juremir Machado da (orgs.).
Porto Alegre: Editora Sulmia, 2006.
______. O Conhecimento Comum: introdução à sociologia compreensiva.
Tradução de Aluizio R. Trinta. Porto Alegre: Sulina, 2007.
PERALVA, Angelina. O jovem como modelo cultural. Revista Brasileira de
Educação. Juventude e Contemporaneidade, São Paulo, ANPED, 1997.
SPOSITO, Marília P. Estado do conhecimento: juventude. Brasília: INEP,
2000.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
DE SOUSA, N. Culturas Juvenis: Formas de “ser/estar com ”, indicadoras de socialidades na Contemporaneidade. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 29, p. 252-264, 19 dez. 2016.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.