O Movimento dos Arte-educadores na tessitura dos caminhos das políticas educacionais

  • Josélia Schwanka Salomé Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Resumo

Este artigo discute o Movimento dos Arte-Educadores em prol da arte na educação face as políticas públicas instauradas na década de 1980, apresentando as concepções de arte e educação debatidas nesses encontros.

Palavras-chave: Arte-educação. Política educacional. Educação estética.

Biografia do Autor

Josélia Schwanka Salomé, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
Doutora em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP - orientador professor Dr. João-Francisco Duarte Júnior (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2004); Mestrado em Engenharia da Produção - Gestão do Conhecimento pela UFSC (2000); Especialização em Arte e Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (1993); graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1993), graduação em Dança - Bacharelado e Licenciatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR (1988). É professora Adjunto na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) desde abril de 1994 onde atuou nas coordenações dos cursos de graduação em Artes Visuais (janeiro 2005 - 2013) e Tecnologia em Fotografia (janeiro 2009 -2013). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação. Coordenadora de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica da Universidade Tuiuti do Paraná desde setembro de 2014. É Professora Visitante na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ANPAP- comitê Educação em Artes Visuais (CEAV) e da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Tem experiência nas áreas de Educação e Artes desenvolvendo pesquisas sobre Educação Estética, Arte e Políticas Educacionais.

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Publicado
2016-12-19
Como Citar
SALOMÉ, J. O Movimento dos Arte-educadores na tessitura dos caminhos das políticas educacionais. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 29, p. 212-229, 19 dez. 2016.