Para além da Imagem Fotográfica: a Fotografia como Processo e Procedimento nas relações entre arte e tecnologia
Resumo
A fotografia ocupa um lugar central em uma sociedade que convive de maneira intensa com imagens, tornando necessário o desenvolvimento de um olhar crítico sobre este universo imagético. Este olhar crítico passa por repensar o papel da fotografia, tecnologia extremamente popular, como instrumento de produção artística no contexto da arte e tecnologia. Para tanto, abordaremos a obra Buttons, realizada em 2006 pelo artista alemão Sascha Pohflepp, e analisaremos a forma pela qual a obra discute, a partir do processo e do ato fotográfico, questões relacionadas com a produção de arte mediada pela tecnologia na contemporaneidade. O intuito é ampliar as possibilidades de entendimento do papel da fotografia como forma de fazer artístico, escapando ao clichê que considera apenas suas imagens e dando ênfase ao seu processo de produção de maneira abrangente, bem como às relações que se estabelecem entre as novas tecnologias de produção, circulação e consumo de imagens.
Referências
(orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar
Editor, 2006. p. 389-400.
COUCHOT, Edmond. O tempo real nos dispositivos artísticos. In: LEÃO, Lúcia
(org). Interlab: Labirintos do pensamento contemporâneo. São Paulo, Editora
Iluminuras e FAPESP: 2002. p. 101-106.
FABRIS, Annateresa. Discutindo a imagem fotográfica. Fotografia
contemporânea: 2007. Disponível em:
FERNANDES Jr., Rubens. Processos de criação na fotografia: apontamentos
para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica.
Revista FACOM. n. 16. São Paulo: FAAP, 2o semestre 2006.
FLUSSER, Vilém. A filosofia da caixa preta: ensaios sobre uma futura filosofia
da fotografia. São Paulo: Annablume Editora, 2011.
MACHADO, Arlindo. A fotografia sob o impacto da eletrônica. In: SAMAIN,
Etienne (org.). O fotográfico. São Paulo: Editora Hucitec, 1998. p. 317-325.
______. Repensando Flusser e as imagens técnicas. In: LEÃO, Lúcia (org).
Interlab: Labirintos do pensamento contemporâneo. São Paulo: Editora
Iluminuras e FAPESP, 2002. p. 147-156.
POHFLEPP, Sascha. Between Blinks & Buttons: documentation. Berlim:
University of the Arts, 2006. Disponível em:
Acesso em: 01 de março de 2012
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.