Para além da Imagem Fotográfica: a Fotografia como Processo e Procedimento nas relações entre arte e tecnologia

  • Fernando Artur de Souza Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

A fotografia ocupa um lugar central em uma sociedade que convive de maneira intensa com imagens, tornando necessário o desenvolvimento de um olhar crítico sobre este universo imagético. Este olhar crítico passa por repensar o papel da fotografia, tecnologia extremamente popular, como instrumento de produção artística no contexto da arte e tecnologia. Para tanto, abordaremos a obra Buttons, realizada em 2006 pelo artista alemão Sascha Pohflepp, e analisaremos a forma pela qual a obra discute, a partir do processo e do ato fotográfico, questões relacionadas com a produção de arte mediada pela tecnologia na contemporaneidade. O intuito é ampliar as possibilidades de entendimento do papel da fotografia como forma de fazer artístico, escapando ao clichê que considera apenas suas imagens e dando ênfase ao seu processo de produção de maneira abrangente, bem como às relações que se estabelecem entre as novas tecnologias de produção, circulação e consumo de imagens.

Biografia do Autor

Fernando Artur de Souza, Universidade Tuiuti do Paraná
Artista visual com bacharelado pela Universidade Tuiuti do Paraná (2006), especialista em Fotografia e Imagem em Movimento pelo Instituto IDD/Faculdades ESEEI (2010) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é professor da Universidade Tuiuti do Paraná, com atuação no Curso Superior de Tecnologia em Fotografia e no Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico e Digital. É também coordenador da Pós-graduação Lato Sensu Ensino das Artes Visuais: Práticas pedagógicas e linguagens contemporâneas. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais, Fotografia e Imagem em Movimento, atuando principalmente nos temas: fotografia, tecnologia, arte contemporânea, sociedade.

Referências

BURGIN, Victor. Olhando fotografias. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília
(orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar
Editor, 2006. p. 389-400.
COUCHOT, Edmond. O tempo real nos dispositivos artísticos. In: LEÃO, Lúcia
(org). Interlab: Labirintos do pensamento contemporâneo. São Paulo, Editora
Iluminuras e FAPESP: 2002. p. 101-106.
FABRIS, Annateresa. Discutindo a imagem fotográfica. Fotografia
contemporânea: 2007. Disponível em: br> Acesso em: 21 de setembro de 2012.
FERNANDES Jr., Rubens. Processos de criação na fotografia: apontamentos
para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica.
Revista FACOM. n. 16. São Paulo: FAAP, 2o semestre 2006.
FLUSSER, Vilém. A filosofia da caixa preta: ensaios sobre uma futura filosofia
da fotografia. São Paulo: Annablume Editora, 2011.
MACHADO, Arlindo. A fotografia sob o impacto da eletrônica. In: SAMAIN,
Etienne (org.). O fotográfico. São Paulo: Editora Hucitec, 1998. p. 317-325.
______. Repensando Flusser e as imagens técnicas. In: LEÃO, Lúcia (org).
Interlab: Labirintos do pensamento contemporâneo. São Paulo: Editora
Iluminuras e FAPESP, 2002. p. 147-156.
POHFLEPP, Sascha. Between Blinks & Buttons: documentation. Berlim:
University of the Arts, 2006. Disponível em:
Acesso em: 01 de março de 2012
Publicado
2016-12-19
Como Citar
DE SOUZA, F. Para além da Imagem Fotográfica: a Fotografia como Processo e Procedimento nas relações entre arte e tecnologia. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 29, p. 199-211, 19 dez. 2016.