Pesquisas Cromáticas
Resumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobra a relação entre cor e espaço físico. A pesquisa foi desenvolvida ao longo do primeiro semestre de 2016 no projeto Pesquisas Cromáticas, realizado com alunos do Ensino Médio no Instituto Federal do Paraná, Campus Colombo. O objetivo geral é pesquisar teoria da cor e realizar intervenções pictóricas em espaços do Campus. Desde o início do projeto, em março do corrente ano, a pesquisa teórica ocorre aliada a atividades práticas. No primeiro momento abordamos a cor de uma maneira ampla, observando os aspectos culturais e diferentes usos na arte, na decoração, na publicidade. Em seguida diferenciamos cor-luz e cor-pigmento. Newton observa a decomposição da luz branca em sete cores e em seguida a Teoria Young-Helmholtz apresenta as três cores-luz primárias: vermelho, verde e azul. Trata-se da teoria tricromática da visão. Na “Doutrina das Cores” de Goethe (1810), as cores são classificadas em três categorias: fisiológicas, físicas e químicas. A teoria da cor de Goethe é fundamental para estudos posteriores. Neste projeto, realizamos estudos com círculo cromático observando as relações entre as cores. Abordamos basicamente três esquemas de cores: monocromático, análogo e complementar. Os estudos de cor a partir de Newton, Goethe e outros subsidiaram as intervenções pictóricas nos espaços físicos do campus. Dentre as descobertas da pesquisa destaca-se a diferenciação de dois sistemas de cores, a saber: cor-luz e cor-pigmento e as contribuições da arte contemporânea para intervenções no espaço.
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