Pesquisas Cromáticas

  • Camilla Carpanezzi La Pastina Instituto Federal do Paraná

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobra a relação entre cor e espaço físico. A pesquisa foi desenvolvida ao longo do primeiro semestre de 2016 no projeto Pesquisas Cromáticas, realizado com alunos do Ensino Médio no Instituto Federal do Paraná, Campus Colombo. O objetivo geral é pesquisar teoria da cor e realizar intervenções pictóricas em espaços do Campus. Desde o início do projeto, em março do corrente ano, a pesquisa teórica ocorre aliada a atividades práticas. No primeiro momento abordamos a cor de uma maneira ampla, observando os aspectos culturais e diferentes usos na arte, na decoração, na publicidade. Em seguida diferenciamos cor-luz e cor-pigmento. Newton observa a decomposição da luz branca em sete cores e em seguida a Teoria Young-Helmholtz apresenta as três cores-luz primárias: vermelho, verde e azul. Trata-se da teoria tricromática da visão. Na “Doutrina das Cores” de Goethe (1810), as cores são classificadas em três categorias: fisiológicas, físicas e químicas. A teoria da cor de Goethe é fundamental para estudos posteriores. Neste projeto, realizamos estudos com círculo cromático observando as relações entre as cores. Abordamos basicamente três esquemas de cores: monocromático, análogo e complementar. Os estudos de cor a partir de Newton, Goethe e outros subsidiaram as intervenções pictóricas nos espaços físicos do campus. Dentre as descobertas da pesquisa destaca-se a diferenciação de dois sistemas de cores, a saber: cor-luz e cor-pigmento e as contribuições da arte contemporânea para intervenções no espaço.

Biografia do Autor

Camilla Carpanezzi La Pastina, Instituto Federal do Paraná
Mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008), especialista em Educação Infantil pela Universidade Tuiuti do Paraná (2000), graduada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1998) e em Licenciatura em Educação Artística pela Faculdade de Artes do Paraná (2001). Artista visual com ênfase em pintura, tem interesse nos seguintes temas: pintura, desenho, desenho infantil, cor, luz. Atuou no Ensino Fundamental (séries iniciais), no Ensino Superior e na Pós Graduação em Arte. É professora do Instituto Federal do Paraná (Ensino Médio Técnico) - Campus Colombo - desde 2015.

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Publicado
2016-12-19
Como Citar
LA PASTINA, C. Pesquisas Cromáticas. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 29, p. 181-198, 19 dez. 2016.