Ensino de arte: trilhas e caminhos percorridos na educação básica e na formação do professor

  • Josie Agatha Parrilha Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Carla Emilia Nascimento Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Este artigo apresenta algumas discussões sobre ensino de arte a partir da relação entre a Educação Básica e a formação do professor. Entre estas, destacamos o distanciamento existente entre o ensino escolar e a formação do professor de arte. Apresentamos como principal objetivo, relacionar a formação do professor de arte com o ensino escolar de modo a oferecer reflexões sobre novos caminhos para o ensino de arte. E, para atender este objetivo organizamos o artigo em três momentos: Ensino de arte e a escola; Ensino da Arte e formação de professores e a contemporaneidade e o ensino da arte. No decorrer do texto destacamos algumas pesquisas e discussões que apontam caminhos para as questões levantadas, em especial, relacionadas à formação do professor de arte.

Biografia do Autor

Josie Agatha Parrilha Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Doutora em Educação para Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Tese - Arte e ciência no Renascimento: discussões e possibilidades de reaproximação a partir do Codex entre Cigoli e Galileo no século XVII. Pós-Doc em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP de Bauru (formação de professores). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Educação Pública - UEM e Especialização em Docência no Ensino Superior. Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Artes Visuais. Atuação Profissional: docente do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG. Atua em disciplinas ligadas a formação pedagógica para o curso de Licenciatura em Artes Visuais. Docente do corpo permanente dos Programas stricto sensu de Pós-Graduação: Ensino em Ciências e a Educação Matemática (PPGECEM - UEPG) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT - UTFPR - Linha: Arte, Ciência e Teknè). Coordena o PIBID Artes Visuais desde 2017. Atua na tríade universitária: Ensino Pesquisa e Extensão, com projetos ligados as Artes Visuais com enfoque interdisciplinar (ênfase na relação entre a Arte e a Ciência). Coordena o Pesquisa continuada - Imagens na relação arte e ciência, cadastrada na UEPG. Coordenou projetos ligados a formação do professor com ênfase na interdisciplinaridade: o PIBID Interdisciplinar (um dos subprojetos do Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) PIBID, CAPES (2014-2015); Socializando Teorias e Vivências para Professores de Arte da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2011 a 2012); Processos Formativos de Inovação no Ensino da Arte para Professores de Artes Visuais e Música da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2010 a 2011); Subsídios interdisciplinares às licenciaturas em Artes Visuais, Pedagogia e Ciências - Sem Fronteiras, SETI (2009 a 2010). Orienta alunos/bolsistas: Mestrado (PPGECT); Iniciação Científica (PIBIC-PROVIC); Iniciação e docência (PIBID) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Líder do grupo de pesquisa INTERART - Interação entre arte, ciência e educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (CNPq), do qual participam professores de diferentes áreas de conhecimento.
Carla Emilia Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando na área de pesquisa da arte paranaense, especialmente entre as décadas de 1940 e 1960. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG - 2011) com especialização em Arte e Ensino das Artes pela Faculdade de Artes do Paraná, FAP (2010). Possui graduação em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG (2005). Atuou como docente na Educação Infantil, como professora de Arte em Ateliê Infantil e atua como professora de Arte para os últimos anos do Ensino Fundamental e como Professora Colaboradora na Disciplina de Estágio Supervisionado em Artes Visuais (UEPG).

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Publicado
2016-12-19
Como Citar
SILVA, J. A.; NASCIMENTO, C. Ensino de arte: trilhas e caminhos percorridos na educação básica e na formação do professor. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 29, p. 153-167, 19 dez. 2016.