Arte e educação: observações a partir de escritos de Walter Benjamin
Resumo
O objetivo desse trabalho é analisar alguns aspectos da relação entre arte e educação em alguns escritos de Walter Benjamin. O ensaio aborda a experiência estética no contexto da situação histórica e política de 1935-1938 na Europa. Salienta a função pedagógica da arte, basicamente o cinema, que tem na estética da distração a formação das massas. A produção estética na era da reprodutibilidade técnica tem um aspecto político importante no aprendizado.
Referências
BAUDELAIRE. Charles. O pintor da vida moderna. In: BAUDELAIRE, C. Obras
estéticas – filosofia da imaginação criadora. Petrópolis: Vozes, 1993.
______. Ultimi Scritti. Milano: Feltrinelli, 1995.
BENJAMIN, Walter. Benjamin –Sociologia. São Paulo: Ática, 1985a.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas II Rua de Mão única. São Paulo:
Brasiliense, l987.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas – Magia e Técnica, Arte e Política. São
Paulo: Brasiliense, 1985.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São
Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2002.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Ed.UFMG, São Paulo: Imprensa
Oficial, 2009.
FRISBY, David. Frammenti di modernita. Bologna: Il Mulino, 1992).
PESSOA, Fernando. O eu profundo e os outros eus. Rio de Janeiro: José
Aguilar Ed. 1972.
WOLIN, Richard. Walter Benjamin an Aesthetic of Redemption. Un. California
Press, 1994.
estéticas – filosofia da imaginação criadora. Petrópolis: Vozes, 1993.
______. Ultimi Scritti. Milano: Feltrinelli, 1995.
BENJAMIN, Walter. Benjamin –Sociologia. São Paulo: Ática, 1985a.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas II Rua de Mão única. São Paulo:
Brasiliense, l987.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas – Magia e Técnica, Arte e Política. São
Paulo: Brasiliense, 1985.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São
Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2002.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Ed.UFMG, São Paulo: Imprensa
Oficial, 2009.
FRISBY, David. Frammenti di modernita. Bologna: Il Mulino, 1992).
PESSOA, Fernando. O eu profundo e os outros eus. Rio de Janeiro: José
Aguilar Ed. 1972.
WOLIN, Richard. Walter Benjamin an Aesthetic of Redemption. Un. California
Press, 1994.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
SCHLESENER, A. Arte e educação: observações a partir de escritos de Walter Benjamin. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 29, p. 121-134, 19 dez. 2016.
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.