[Entre Paisagens] ou sobre ‘ser’ artista professor
Resumo
Este texto pretende apresentar conceitos de paisagem que dão margem a construção de uma pesquisa de prática artística no campo das Artes Visuais, especificamente em Arte Educação, ancorando-se na percepção do artista professor. A pesquisa deriva de minha vivência como professora visitante no Teachers College na Columbia University nos Estados Unidos, durante o ano de 2013, onde tive a oportunidade em observar e vivenciar, a articulação entre práticas artísticas e saberes pedagógicos no ensino de pintura (especificamente). Parte deste texto foi apresentado, na Anped Sul em Florianópolis - SC (2014), no GT de Arte Educação.
Referências
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser artista, ser professor: razões e paixões
do ofício. São Paulo: Editora da Unesp, 2009.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes,
2007.
CLARK, Kenneth. Paisagem na arte. Lisboa: Ulisséia, 1961
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
HETLAND, Lois; WINNER, Ellen; VEENAMA, Shirley; SHERIDAN, Kimberly;
PERKINS, David N. Studio Thinking: The Real Benefits of Visual Arts Education.
Teachers College Press: New York, 2007.
KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes,
1996.
KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano
comum. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 25, n. 2, p.263-280, Maio/Ago
2013. Quadrimestral. Disponível em:
index.php/Fractal/article/view/1109/870>. Acesso em: 11 de maio, 2014.
LAMPERT, Jociele. Arte Educação pela pintura : a produção artística do artista
professor. 2013. Projeto de Pesquisa. Disponível em:
br/pesquisa-2/projetos-de-pesquisa/>. Acesso em: 28 de junho 2014.
LAMPERT, Jociele. Artist’s diary and professor’s diary: roamings about painting
education. 2013 190 f. Relatório de Pós Doutorado, realizado no Teachers
College na Columbia University em New York, EUA.
MADERUELO, Javier. Paisaje: un término artístico. IN: BULHÕES, Maria
Amélia; KERN, Maria Lúcia B. Paisagem: desdobramentos e perspectivas
contemporâneas. Editora; UFRGS, 2010.
MAY, Rollo. A coragem de criar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2ª Edição,
1982.
MEIRA, Marly. Filosofia da criação – reflexões sobre o sentido do sensível. Porto
Alegre: Mediação, 2003.
PASTA, Paulo. A Educação pela pintura. São Paulo: Editora Martins Fontes,
2012.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação. 5 Edição
revista e ampliada. São Paulo: Editora Intermeios, 2011.
SULLIVAN, G. Art Practice as Research: Inquiry in Visual Arts. Thousand Oaks,
CA: Sage, 2005.
VALÉRY, Paul. Discurso sobre estética. Poesia e pensamento abstrato. Lisboa:
Passagens, 1995.
do ofício. São Paulo: Editora da Unesp, 2009.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes,
2007.
CLARK, Kenneth. Paisagem na arte. Lisboa: Ulisséia, 1961
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
HETLAND, Lois; WINNER, Ellen; VEENAMA, Shirley; SHERIDAN, Kimberly;
PERKINS, David N. Studio Thinking: The Real Benefits of Visual Arts Education.
Teachers College Press: New York, 2007.
KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes,
1996.
KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano
comum. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 25, n. 2, p.263-280, Maio/Ago
2013. Quadrimestral. Disponível em:
LAMPERT, Jociele. Arte Educação pela pintura : a produção artística do artista
professor. 2013. Projeto de Pesquisa. Disponível em:
LAMPERT, Jociele. Artist’s diary and professor’s diary: roamings about painting
education. 2013 190 f. Relatório de Pós Doutorado, realizado no Teachers
College na Columbia University em New York, EUA.
MADERUELO, Javier. Paisaje: un término artístico. IN: BULHÕES, Maria
Amélia; KERN, Maria Lúcia B. Paisagem: desdobramentos e perspectivas
contemporâneas. Editora; UFRGS, 2010.
MAY, Rollo. A coragem de criar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2ª Edição,
1982.
MEIRA, Marly. Filosofia da criação – reflexões sobre o sentido do sensível. Porto
Alegre: Mediação, 2003.
PASTA, Paulo. A Educação pela pintura. São Paulo: Editora Martins Fontes,
2012.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação. 5 Edição
revista e ampliada. São Paulo: Editora Intermeios, 2011.
SULLIVAN, G. Art Practice as Research: Inquiry in Visual Arts. Thousand Oaks,
CA: Sage, 2005.
VALÉRY, Paul. Discurso sobre estética. Poesia e pensamento abstrato. Lisboa:
Passagens, 1995.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
LAMPERT, J. [Entre Paisagens] ou sobre ‘ser’ artista professor. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 29, p. 87-100, 19 dez. 2016.
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.