Artes Visuais e i/mediações com o cinema: Possibilidades edu(Vo)cativas para a formação docente

  • Lutiere Dalla Valle Universidad de Barcelona/ES

Resumo

Este texto aborda a formação docente com/a partir das artes visuais e sua relação com o cinema. Para tanto, aborda-se o termo i/mediações vinculado a contextos Edu (vão) cativos que tomam como ponto de partida artefatos visuais/fílmicos produzidos pela cultura como mote inicial nos processos de indagação. Edu(vo)cativos no que diz respeito aos processos de aprendizagem que são potencializados pela produção artística contemporânea; nas i/ mediações com o cinema enquanto possibilidade educativa, evocativa e cativa. Neste sentido, i/mediações envolvem práticas de mobilidade, de pesquisa, pois, a ideia de mobilidade constitui aspectos relevantes à desnaturalização das práticas do olhar e da representação, principalmente em relação às narrativas fílmicas de maior difusão em nossos contextos que produzem formas de ver e ser visto. Com base nesta argumentação, propõe-se estratégias metodológicas de caráter interpretativo para transitar de temas de interesse à configuração de projetos investigativos relacionados com as práticas culturais e de significação atrelados à cinematografia.

Biografia do Autor

Lutiere Dalla Valle, Universidad de Barcelona/ES
Doutor em Artes Visuais e Educação (Universidad de Barcelona/ES, 2012), Mestre em Educación y Artes Visuales: un Enfoque Construccionista (Universitat de Barcelona/ Espanha/UB, 2009), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (CE/PPGE/UFSM/2008), Linha de Pesquisa: Educação e Artes. Possui Especialização em Arte e Visualidade pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), Licenciatura Plena em Desenho e Plástica (Universidade Federal de Santa Maria/2003), Bacharelado em Desenho e Plástica (Universidade Federal de Santa Maria/2002). Atuou como Chefe do Departamento de Artes Visuais (2016) DAV/CAL/UFSM e Coordenador do Curso Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura Plena (2013-2015). É professor adjunto no Departamento de Artes Visuais/ CAL/UFSM, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/PPGART - Linha de Pesquisa Arte e Cultura, e nos Cursos de Graduação Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais. Co-orienta no Doutorado em Educação, Linha de Educação e Artes do CE/UFSM. Investiga as relações entre Artes Visuais e Cultura Visual relacionado à formação de artistas e professores de artes visuais. Tem experiência na área de artes visuais, com ênfase em entornos educativos. Coordenador do Laboratório Artes Visuais e I/Mediações (LAVI/M/ PPGART/UFSM). Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação, da Universidade Federal de Goiás (UFG) (http://culturavisual-e-educacao.net/pesquisadores/lutiere-dalla-valle/). Líder/Coordenador dos seguintes Grupos de Pesquisa e Extensão: Grupo de Estudos e Pesquisas Artes Visuais e I/Mediações (AVI/CAL/UFSM); Núcleo Educativo Cláudio Carriconde (NECCA/ CAL/UFSM); Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte e Morfologia (GEPAM/CAL/UFSM); Grupo de Estudos Cinema e Educação (GECED); Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte Contemporânea e Educação da Cultura Visual: Pegadogias Culturais na alfabetização infantil; Rota das Artes no Campus (DAV/UFSM). Integra a Comissão e Grupo de Artistas Docentes do Projeto "Referências Cruzadas: Exposições Itinerantes e Intercâmbio cultural na América Latina" (Argentina, Brasil, México e Uruguai). Autor de capítulos de livros da Coleção Cultura Visual e Educação (publicados pela Editora da UFSM, organizados por Raimundo Martins e Irene Tourinho). Tem realizado exposições individuais de Desenho "A Translucidez do Corpo" no Brasil e Uruguai, e Exposições Coletivas com membros do Laboratório que coordena. Linhas de Interesse e Investigação: Formação de Professores, Estudos da Cultura Visual, Estudos sobre Cinema e Educação, Formação de Artistas, Agentes Culturais e Processos de Mediação em Espaços Expositivos Formais e Não-Formais.

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Publicado
2016-12-19
Como Citar
VALLE, L. Artes Visuais e i/mediações com o cinema: Possibilidades edu(Vo)cativas para a formação docente. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 29, p. 71-86, 19 dez. 2016.