Cegueira, Educação e Artes Visuais: que produções de sentidos são Possíveis neste tensionamento ?

  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Vivien Kelling Cardonetti Universidade Federal de Santa Maria
  • Francieli Regina Garlet Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este artigo busca tecer discussões que tensionam duas instâncias na experiência educativa: a arte e a cegueira. Tem como propósito explorar o atravessamento de múltiplas vozes e o compartilhamento de experiências, lembrando que, neste diálogo, todos podem afetar e serem tocados, podem aprender e também ensinar.  Dessa forma, buscando atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, presentificada na rede de afetos partilhadas e nas narrativas disparadas a partir do curta espanhol ‘Los colores de las flores’, assistido junto aos acadêmicos do Curso de Graduação à Distância de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As problematizações suscitadas a partir do cruzamento da imagem fílmica selecionada, das narrativas produzidas pelos acadêmicos envolvidos na investigação e dos conceitos dos teóricos convidados - Deleuze (1990, 2006), Deleuze e Guattari (1995a, 1995b, 2005, 2008), Kastrup e Moraes (2010) - agiram como vetor de ressonâncias, impulsionando a desnaturalização do que é dado como verdade, a abertura para insólitos fluxos de forças inventivas e a produção de outras construções de sentido.

Biografia do Autor

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria
Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria (1987). Bacharel em Desenho e Plástica (Cerâmica) pela Universidade Federal de Santa Maria (1987). Mestre em Antropologia Social pela Universidad de Barcelona (1990) e Doutora em História, Geografia e História da Arte pela Universidad de Barcelona (1995). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, atua na Graduação nos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais. Membro da International Society for Education through Art, InSEA. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado (PPGE/CE/UFSM), na Linha de Pesquisa LP4: Educação e Artes. Coordenadora do GEPAEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura da UFSM. Editora da Revista Digital do LAV. Desenvolve pesquisas na área de Educação e Artes Visuais, com ênfase em Educação, nas temáticas: Docência como campo de experimentação; Educação e cultura visual em processos formativos; Experiência educativa em artes visuais; Educação e Filosofias da diferença para pensar o ler, o escrever e o pesquisar.
Vivien Kelling Cardonetti, Universidade Federal de Santa Maria
Pós-Doutoranda (2015-2017) junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS, sob supervisão da Profa. Dra. Marilda Oliveira de Oliveira. Possui Doutorado em Educação (2014) pelo PPGE, na Linha de Pesquisa Educação e Artes, na UFSM - RS; Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Área de concentração: Engenharia de Produto e Processo (2009); Pós-graduação - Especialização em Pré-Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição - Santa Maria - RS (1989) e Graduação em Artes Visuais - Licenciatura, pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (1987). Atuou como professora efetiva no ensino fundamental e médio da Rede Pública Estadual Santa Maria - RS (1992-1995), como professora Externa do Curso de Graduação à Distância de Educação Especial, na Universidade Federal de Santa Maria - RS (2012-2013) e como professora Substituta do Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) do Centro de Educação (CE) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), atuando nos cursos de Graduação em Pedagogia Diurno e Noturno, Educação Especial e Licenciatura em Artes Visuais (2015-2016). Desde 2010 foca seus estudos e pesquisas na interface dos campos das Artes Visuais e Educação com a Filosofia da Diferença. É membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) vinculado ao CNPq.
Francieli Regina Garlet, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) Linha de Pesquisa LP4 - Educação e Artes. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Linha de Pesquisa LP4 - Educação e Artes (2014).Pós-graduada em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (2012).Graduada em Artes Visuais - Licenciatura Plena em Desenho e Plástica (2010). Acadêmica do Curso de Artes Visuais - Bacharelado em Desenho e Plástica. Todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) e do grupo Pesquisa em Arte: Momentos - Específicos.

 

Referências

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Publicado
2016-12-19
Como Citar
DE OLIVEIRA, M.; CARDONETTI, V.; GARLET, F. Cegueira, Educação e Artes Visuais: que produções de sentidos são Possíveis neste tensionamento ?. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 29, p. 40-58, 19 dez. 2016.