O sistema universidade aberta do Brasil e as políticas de formação de professores

  • Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito Professora Adjunta do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pró-Reitora de Graduação e Coordenadora institucional da Universidade Aberta do Brasil na UFPel.

Resumo

Este artigo inscreve-se no campo das políticas educacionais brasileiras e focaliza a emergência e posterior processo de consolidação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), enquanto um dispositivo legal voltado ao acesso e à interiorização da educação superior. Neste contexto, focaliza a formação de professores na modalidade da educação a distância como um campo de disputas que se acirra frente às diretrizes propostas pelo Sistema UAB, ao priorizar a oferta de cursos de licenciaturas na modalidade da EAD. Defende o argumento de que, por se tratar de uma modalidade de formação ainda recente em nosso país, fazem-se necessárias atenção e vigilância frente às políticas de formação de professores no Brasil. Atitudes estas que suscitam um esforço conjunto de pesquisas que contribuam para alargar nossa compreensão acerca das complexas relações tecidas nos processos de formação de professores na modalidade da EAD e presencial.

Biografia do Autor

Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito, Professora Adjunta do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pró-Reitora de Graduação e Coordenadora institucional da Universidade Aberta do Brasil na UFPel.
Professora Associada da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), redistribuída, em julho de 2014, da Universidade Federal de Pelotas, onde ingressou em 1997. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade de Rio Grande - FURG/Rio Grande (1992). Especialista em Educação pelo Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação ? GEEMPA/RS (1993). Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2003). Na Universidade Federal de Pelotas, foi Pró-Reitora de Graduação entre os anos de 2007 a 2011. Em 2006, integrou a Comissão Especial para implantação da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, como professora representante da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Exerce a docência em diversos cursos de licenciaturas, ministrando disciplinas do campo de humanidades. Trabalha com pesquisas na área do Currículo, diversidade e Formação Docente, com ênfase nas políticas de formação de professores

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Publicado
2011-08-30