Uma análise crítica sobre as políticas para a formação de professores a distância no Brasil

  • Julia Malanchen Professora Assistente no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus de Cornélio Procópio

Resumo

Este trabalho discute as políticas educacionais no Brasil, relacionadas à Educação a Distância e a formação inicial de professores. Delinea-se um breve quadro político e econômico das reformas realizadas no Brasil nos últimos anos e busca-se expôr, realizando as devidas articulações do objeto, os elementos que expandiram a operacionalização dessa política nacionalmente a partir do ano de 1995 até o ano de 2007 e as razões desse significativo crescimento em cursos para formação desses profissionais, sobretudo da Educação Básica. Na sequência, examina-se a produção existente em torno da implantação da EAD em nosso país, e, para isso, foram selecionados autores conhecidos nacionalmente com pesquisas e opiniões distintas nesta área. Nesse caso, nossa intenção foi a de esboçar uma maior compreensão dos argumentos utilizados por aqueles que concordam com as políticas do governo e, simultaneamente, levantar as críticas a elas feitas por autores que são contra esse tipo de formação. Com base na análise realizada, chega-se às seguintes conclusões: primeiro, que por meio da EAD, o governo oferta uma formação rápida e com custos menores a grande número de professores no país que trabalham sem a habilitação exigida pela LDBEN 9394/96 (BRASIL, 1996). E em segundo, que pela EAD o governo alcança outro objetivo, o de ajustar o professor e seu processo formativo às demandas do atual estágio de reestruturação do capital, enfraquecendo a dimensão social e política de sua formação.

Biografia do Autor

Julia Malanchen, Professora Assistente no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus de Cornélio Procópio
Mestre em educação pela UFSC/2007 e doutoranda em Educação Escolar/UNESP Campus de Araraquara. Professora Assistente no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus de Cornélio Procópio

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Publicado
2011-08-30
Como Citar
MALANCHEN, J. Uma análise crítica sobre as políticas para a formação de professores a distância no Brasil. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 6, n. 13, p. 69-96, 30 ago. 2011.