Ead: políticas públicas de qualidade?
Resumo
O que se pode e se deve esperar das políticas públicas de educação superior a distância? Este é o ponto de partida da reflexão que nos interessou propor neste estudo, em resposta à convocação da linha de pesquisa de «Políticas e gestão da educação», do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, para que pensássemos ainda sobre a Educação a Distância (EAD) online. Mas, muito embora a relevância e a urgência de que se reveste, em nossa atualidade educacional esta interrogação, devemos convir que nossa reflexão nos reconduz a uma questão bem mais antiga, com que sempre se defrontaram as sociedades, em seu processo de instituição, e que diz respeito ao papel, à abrangência e aos limites das leis democráticas e do conjunto de regulamentações que a elas se seguem. E que diz respeito, também, ao nosso modo de relação efetiva e simbólica com a forma geral pela qual são instituídas as grandes diretrizes de nossa vida comum.Referências
C. Castoriadis, Encruzilhadas do labirinto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 50
Cornelius Castoriadis, Valor, igualdade, justiça, política – De Marx a Aristóteles e de Aristóteles até nós, in Encruzilhadas do labirinto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 287.
4 Id.
Cornelius Castoriadis, A lógica dos magmas e a questão da autonomia, in: Encruzilhadas
do labirinto, II – Domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1097, p. 420
DO VALLE, LÍLIAN . A Escola e a nação. São Paulo: Letras e Letras, 1997 e … Ver também. Lilian do Valle & Estrella Bohadanna, O quem da ead in Revista brasileira de educação. Rio de Janeiro, v. set-dez. 2009.
Francisco Varela & H. Maturana Rumesin, Autopoiesis and Cognition: The Realization of the Living. Norwell, MA: Kluwer Ac. P., 1979 e The embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience. Cambridge: MIT Press, 1993
Lílian do Valle. Por uma definição da filosofia da educação. In: Ensino de filosofia - perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, v. , p. 263-276 - a partir de Cornelius Castoriadis, O Estado do sujeito hoje, in Encruzilhadas do labirinto III - O Mundo fragmentado.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 207
Moses I. Finley. L’invention de la politique. Paris : Flammarion, 1983, p. 91.
Por uma definição da filosofia da educação. In: Ensino de filosofia - perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, v. , p. 263-276.
H. U. Gumbrecht. A produção de presença. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. Puc-Rio, 2010, p. 37
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Publicado
2011-08-30
Como Citar
DO VALLE, L.; DE SOUZA, S. Ead: políticas públicas de qualidade?. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 6, n. 13, p. 27-42, 30 ago. 2011.
Seção
Artigos
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