À margem, na periferia e no centro: como Paulo Freire habita pesquisas brasileiras sobre cidades educadoras em interface a escola

Resumo

Neste artigo se analisa como as pesquisas brasileiras sobre cidades educadoras abordam teoricamente o pensamento de Paulo Freire, considerando as interfaces entre escola e cidade. Parte-se do pressuposto de que a recorrência de Freire nesse campo não pode ser compreendida apenas pelo número de citações, exigindo uma análise qualitativa dos modos de apropriação teórico-epistemológica de sua obra. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa de Estado do Conhecimento, tomando como corpus teses e dissertações, no período de 2018 a 2025. O percurso investigativo seguiu quatro etapas: bibliografia anotada, sistematizada, categorizada e propositiva. A análise permitiu identificar diferentes modos de “habitação” freiriana nas pesquisas (à margem, periférica e central) evidenciando que, embora amplamente citado, Paulo Freire ocupa posição teórica central em um conjunto reduzido de estudos. A partir das pesquisas em que Freire assume centralidade teórica, elaborou-se quatro categorias analíticas que operam como construções teórico-epistemológicas: (i) escola e cidade como espaços dialógicos de problematização da realidade; (ii) escola e cidade na práxis transformadora e na formação de sujeitos históricos; (iii) escola e cidade na participação democrática e na corresponsabilidade cidadã; e (iv) escola e cidade como territórios de produção político-cultural e de conhecimento. Como contribuição, apresenta-se uma metassíntese sobre como o pensamento freiriano permite teorizar as relações dialógicas entre escola e cidade educadora, compreendidas como instâncias formativas interdependentes. Conclui-se que investigar a presença de Freire nesse campo contribui para qualificar epistemologicamente as pesquisas sobre cidades educadoras, reforçando a centralidade da educação como prática política, territorializada e emancipatória.

Biografia do Autor

Cíntia Mara Brighenti Radloff, Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade REgional de Blumenau

Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau

Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora Titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau, SC, Brasil

Publicado
2026-03-26
Como Citar
RADLOFF, C.; TOMIO, D. À margem, na periferia e no centro: como Paulo Freire habita pesquisas brasileiras sobre cidades educadoras em interface a escola. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 21, n. 57, p. 155-178, 26 mar. 2026.