Apresentação

  • Geyso D. Germinari Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos Santos Universidade Tuiuti do Paraná

Biografia do Autor

Geyso D. Germinari, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, 2001 (Bolsa Capes), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), atuando na graduação na disciplina Estágio Supervisionado em História, e no pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Na UNICENTRO também é vice-chefe do Departamento de História, campus Irati e coordenador do Laboratório de Ensino de História (LEHIS). É pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH), articulado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Atua e desenvolve pesquisas nas áreas de História e Educação, com ênfase em Educação Histórica e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, didática da história, ensino e aprendizagem, formação de professores, arquivos e ensino de história e consciência histórica e identidade.
Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos Santos, Universidade Tuiuti do Paraná
Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGed) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação desde 2014, trabalhando as disciplinas "Políticas Públicas em Educação", "Políticas Educacionais para o Livro Didático" e "Prática de Pesquisa LP PPGED" - Políticas. No curso de Pedagogia - UTP trabalha as disciplinas "Currículo da Educação Básica", "Metodologia da Pesquisa: Produção Científica" e "Políticas Públicas e Projeto Pedagógico". Editora dos Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Revista do Programa de Pós Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação - UTP (ISSN 2175-2613). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013), área de concentração: Educação, Cultura e Tecnologia com a tese: "A SIGNIFICÂNCIA DO PASSADO PARA PROFESSORES DE HISTÓRIA". Possui mestrado em Educação pela PPGE/UFPR (2001) sendo bolsista CAPES e graduação em História pela UFPR (1995) sendo bolsista PET/CAPES e Prolicen/UFPR. Pesquisadora ligada ao grupo de pesquisa "Políticas Públicas e Gestão da Educação" - UTP, ao Laboratório ded Pesquisa em Educação Histórica - LAPEDUH do PPGE/UFPR e ao Grupo de Estudos Prática Educativa e Movimentos Sociais do Campo NUPECAMP - UTP.
Publicado
2016-11-10