Educação Ambiental: um olhar sobre as práticas de professores da Educação Infantil

A LOOK AT THE PRACTICES OF EDUCATION TEACHERS CHILDREN

Resumo

O presente artigo parte do estudo de doutoramento realizado pela autora no período de 2018 a 2021. Tangencia a problemática das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores da educação infantil de um município da região metropolitana de Curitiba capital do Estado Paraná. Assim, tem como compreender a prática em Educação Ambiental desenvolvida na Educação Infantil. O município em tela está localizado numa Área de Preservação Ambiental e, em específico o lócus da pesquisa vizinham-se à margem linear da mata atlântica. A metodologia de abordagem qualitativa centrou-se nas análises das práticas à luz dos documentos orientadores sobre as práticas em Educação Ambiental. Os fundamentos teóricos explicitam estudos de autores que dialogam com uma perspectiva crítica em Educação Ambiental. Os resultados revelam contradições entre o explícito nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e convergência frente aos documentos institucionais.

Biografia do Autor

Gilmara Cristine Back, UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANA

Professora na Rede Pública Municipal de Piraquara - Paraná; Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Parana.

https://orcid.org/0000-0002-1328-5186; http://lattes.cnpq.br/1451305966633086; gilmaraback@gmail.com

Publicado
2024-11-18
Como Citar
BACK, G. Educação Ambiental: um olhar sobre as práticas de professores da Educação Infantil. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. Especial, p. 91-108, 18 nov. 2024.