Educação Ambiental: um olhar sobre as práticas de professores da Educação Infantil
A LOOK AT THE PRACTICES OF EDUCATION TEACHERS CHILDREN
Resumo
O presente artigo parte do estudo de doutoramento realizado pela autora no período de 2018 a 2021. Tangencia a problemática das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores da educação infantil de um município da região metropolitana de Curitiba capital do Estado Paraná. Assim, tem como compreender a prática em Educação Ambiental desenvolvida na Educação Infantil. O município em tela está localizado numa Área de Preservação Ambiental e, em específico o lócus da pesquisa vizinham-se à margem linear da mata atlântica. A metodologia de abordagem qualitativa centrou-se nas análises das práticas à luz dos documentos orientadores sobre as práticas em Educação Ambiental. Os fundamentos teóricos explicitam estudos de autores que dialogam com uma perspectiva crítica em Educação Ambiental. Os resultados revelam contradições entre o explícito nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e convergência frente aos documentos institucionais.
Copyright (c) 2024 GILMARA CRISTINE BACK
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.