A Politica de Avaliação da Educação Superior: antecedentes históricos

  • Sandra Maria Maria Leite Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

Este artigo contextualiza os antecedentes históricos da Política de Avaliação da Educação Superior no Brasil. Foram estudadas as primeiras experiências de um modelo de avaliação da qualidade da educação superior, com o Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU) e posteriormente, outros exemplos de avaliações no país, como o Grupo Executivo da Reforma do Ensino Superior (GERES). Na sequência, descrevemos a instalação do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), que foi a primeira tentativa de implantação de um sistema nacional de avaliação institucional da educação superior. Em 1996, foi marcado pelo desenvolvimento do Exame Nacional de Cursos (ENC), o “Provão”. No ano de 2004, ocorre a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que é formado por três processos avaliativos: a Avaliação Institucional; a Avaliação dos Cursos de Graduação e a Avaliação de Desempenho dos Estudantes.

 

Palavras-chave:  Educação Superior, Política de Avaliação, Processos Avaliativos.

 

Biografia do Autor

Sandra Maria Maria Leite, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora e Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Tuiuti do Paraná;  Doutora em Educação - Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - Universidade Tuiuti do Paraná; http://lattes.cnpq.br/5596283652973589; 

Publicado
2024-11-18
Como Citar
LEITE, S. M. A Politica de Avaliação da Educação Superior: antecedentes históricos. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. Especial, p. 51-70, 18 nov. 2024.