A Politica de Avaliação da Educação Superior: antecedentes históricos
Resumo
Este artigo contextualiza os antecedentes históricos da Política de Avaliação da Educação Superior no Brasil. Foram estudadas as primeiras experiências de um modelo de avaliação da qualidade da educação superior, com o Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU) e posteriormente, outros exemplos de avaliações no país, como o Grupo Executivo da Reforma do Ensino Superior (GERES). Na sequência, descrevemos a instalação do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), que foi a primeira tentativa de implantação de um sistema nacional de avaliação institucional da educação superior. Em 1996, foi marcado pelo desenvolvimento do Exame Nacional de Cursos (ENC), o “Provão”. No ano de 2004, ocorre a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que é formado por três processos avaliativos: a Avaliação Institucional; a Avaliação dos Cursos de Graduação e a Avaliação de Desempenho dos Estudantes.
Palavras-chave: Educação Superior, Política de Avaliação, Processos Avaliativos.
Copyright (c) 2024 Sandra Maria Maria Leite
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.