A Valorização da experiência mimética da criança na pré-escola
Resumo
Este artigo apresenta reflexões acerca da valorização do protagonismo infantil na pré-escola. Tomamos como base a teoria filosófica de Walter Benjamin sobre o conceito de criança, infância e educação buscando compreender a infância como o mundo perceptivo da criança, que é ainda portadora da faculdade mimética, ou seja, traz consigo os traços da geração anterior e se confronta com eles, ao mesmo tempo em que é submetida a uma ordem lógica e vai sendo gradativamente adaptada no processo de educação contemporânea. Dessa maneira, apontamos a possibilidade de romper com o modelo burguês de Educação Infantil para se construir uma educação a partir da experiência mimética da criança (do que ela é e não do vir a ser). Este estudo é resultado de uma pesquisa de doutorado em Educação desenvolvida a partir de análise bibliográfica e documental. Procedeu-se à contextualização histórica dos escritos e dos elementos sociais, políticos e culturais que fundamentaram a reflexão de Walter Benjamin sobre infância e educação, metodologia que possibilitou a constatação de que a Educação Infantil escolar, assim como todo o processo de formação de nossa sociedade, tem como pano de fundo as mais variadas formas de controle e repressão.
Copyright (c) 2024 Edaniele Cristine Machado
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.