A Valorização da experiência mimética da criança na pré-escola

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca da valorização do protagonismo infantil na pré-escola. Tomamos como base a teoria filosófica de Walter Benjamin sobre o conceito de criança, infância e educação buscando compreender a infância como o mundo perceptivo da criança, que é ainda portadora da faculdade mimética, ou seja, traz consigo os traços da geração anterior e se confronta com eles, ao mesmo tempo em que é submetida a uma ordem lógica e vai sendo gradativamente adaptada no processo de educação contemporânea. Dessa maneira, apontamos a possibilidade de romper com o modelo burguês de Educação Infantil para se construir uma educação a partir da experiência mimética da criança (do que ela é e não do vir a ser). Este estudo é resultado de uma pesquisa de doutorado em Educação desenvolvida a partir de análise bibliográfica e documental. Procedeu-se à contextualização histórica dos escritos e dos elementos sociais, políticos e culturais que fundamentaram a reflexão de Walter Benjamin sobre infância e educação, metodologia que possibilitou a constatação de que a Educação Infantil escolar, assim como todo o processo de formação de nossa sociedade, tem como pano de fundo as mais variadas formas de controle e repressão.

Biografia do Autor

Edaniele Cristine Machado, Universidade Estadual do Centro-Oeste

 

Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO; Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná; https://orcid.org/0000-0002-9614-7175; http://lattes.cnpq.br/4689129617990517;

 edaniele@unicentro.br

Publicado
2024-11-18
Como Citar
MACHADO, E. A Valorização da experiência mimética da criança na pré-escola. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. Especial, p. 109-122, 18 nov. 2024.