As Aproximações da Politecnia na oferta do Curso Técnico em Química integrado ao ensino médio do IFC-Araquari: uma análise à luz da teoria marxista da educação de Bogdan Suchodolski

AN ANALYSIS IN THE LIGHT OF BOGDAN SUCHODOLSKI'S MARXIST THEORY OF EDUCATION

Resumo

Este artigo resulta da investigação acerca das aproximações da formação integral politécnica, na oferta do Curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense de Araquari. Guiada pelo método materialista histórico, a pesquisa de natureza qualitativa estudo de caso, por meio de procedimentos de pesquisa que abrangeram estudo bibliográfico, documental e entrevistas, procurou atender ao objetivo de apresentar as aproximações da formação preconizada – nos documentos orientadores e na prática implementada pelos profissionais da educação do IFC-Araquari – com a formação integral politécnica proposta na teoria de Bogdan Suchodolski. Como principal resultado encontrado, foi possível identificar evidências que não corroboram com a aproximação dos princípios da politecnia, na oferta formativa estudada. Com isso, se mantém a direção no sentido da reprodução do atual sistema hegemônico, para o qual a emancipação dos sujeitos por meio de uma formação integral politécnica não está no horizonte. Este estudo carrega a marca da originalidade pelas escolhas do caso estudado e da fonte teórica que ofereceu luz às análises. O seu valor consiste no fato de esclarecer e orientar a prática de implementação de cursos técnicos integrados ao ensino médio brasileiro.

Biografia do Autor

Ana Claudia Ferreira, Instituto Federal Catarinense - IFC

- Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná.

- Docente do Instituto Federal Catarinense campus Araquari

http://orcid.org/0000-0003-0146-6593

http://lattes.cnpq.br/7475519966795978

anaclauf2015@gmail.com

Publicado
2024-11-18
Como Citar
FERREIRA, A. As Aproximações da Politecnia na oferta do Curso Técnico em Química integrado ao ensino médio do IFC-Araquari: uma análise à luz da teoria marxista da educação de Bogdan Suchodolski. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. Especial, p. 71-90, 18 nov. 2024.