As Aproximações da Politecnia na oferta do Curso Técnico em Química integrado ao ensino médio do IFC-Araquari: uma análise à luz da teoria marxista da educação de Bogdan Suchodolski
AN ANALYSIS IN THE LIGHT OF BOGDAN SUCHODOLSKI'S MARXIST THEORY OF EDUCATION
Resumo
Este artigo resulta da investigação acerca das aproximações da formação integral politécnica, na oferta do Curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense de Araquari. Guiada pelo método materialista histórico, a pesquisa de natureza qualitativa estudo de caso, por meio de procedimentos de pesquisa que abrangeram estudo bibliográfico, documental e entrevistas, procurou atender ao objetivo de apresentar as aproximações da formação preconizada – nos documentos orientadores e na prática implementada pelos profissionais da educação do IFC-Araquari – com a formação integral politécnica proposta na teoria de Bogdan Suchodolski. Como principal resultado encontrado, foi possível identificar evidências que não corroboram com a aproximação dos princípios da politecnia, na oferta formativa estudada. Com isso, se mantém a direção no sentido da reprodução do atual sistema hegemônico, para o qual a emancipação dos sujeitos por meio de uma formação integral politécnica não está no horizonte. Este estudo carrega a marca da originalidade pelas escolhas do caso estudado e da fonte teórica que ofereceu luz às análises. O seu valor consiste no fato de esclarecer e orientar a prática de implementação de cursos técnicos integrados ao ensino médio brasileiro.
Copyright (c) 2024 Ana Claudia Ferreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.