Interfaces em Educação do Campo e Educação dos Surdos: análise de teses e dissertações brasileiras

Resumo

Este texto objetiva realizar um mapeamento da produção científica brasileira em teses e dissertações elaboradas nas interfaces entre Educação de Surdos e Educação do Campo, com vistas à elucidação do panorama e das lacunas da área. A metodologia adotada é a da pesquisa bibliográfica. Ao todo, foram analisadas 16 produções, seis teses e 10 dissertações. As pesquisas evidenciam que, em muitos locais, os surdos que vivem no campo estão sob o olhar clínico da deficiência. Constata-se a não aceitação da Libras pelas famílias; o desconhecimento da surdez e sua diversidade cultura e linguística; a existência de sinais dialetais criados para convívio familiar e/ou na comunidade, dentre outros resultados. Espera-se contribuir para a construção do conhecimento nas interfaces entre Educação de Surdos e Educação do Campo, bem como auxiliar no direcionamento de futuras pesquisas para outros objetos ou para diferentes abordagens.

Palavras-chave: Interfaces. Educação de Surdos. Educação do Campo.

Biografia do Autor

Patrícia Paula Schelp Taniguchi, UFPR Litoral

- Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná.

- Docente de Língua Brasileira de Sinais - Libras, na Universidade Federal do Paraná - UFPR, Setor Litoral.

 

Publicado
2024-11-18
Como Citar
SCHELP TANIGUCHI, P. Interfaces em Educação do Campo e Educação dos Surdos: análise de teses e dissertações brasileiras. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. Especial, p. 143-160, 18 nov. 2024.