Interfaces em Educação do Campo e Educação dos Surdos: análise de teses e dissertações brasileiras
Resumo
Este texto objetiva realizar um mapeamento da produção científica brasileira em teses e dissertações elaboradas nas interfaces entre Educação de Surdos e Educação do Campo, com vistas à elucidação do panorama e das lacunas da área. A metodologia adotada é a da pesquisa bibliográfica. Ao todo, foram analisadas 16 produções, seis teses e 10 dissertações. As pesquisas evidenciam que, em muitos locais, os surdos que vivem no campo estão sob o olhar clínico da deficiência. Constata-se a não aceitação da Libras pelas famílias; o desconhecimento da surdez e sua diversidade cultura e linguística; a existência de sinais dialetais criados para convívio familiar e/ou na comunidade, dentre outros resultados. Espera-se contribuir para a construção do conhecimento nas interfaces entre Educação de Surdos e Educação do Campo, bem como auxiliar no direcionamento de futuras pesquisas para outros objetos ou para diferentes abordagens.
Palavras-chave: Interfaces. Educação de Surdos. Educação do Campo.
Copyright (c) 2024 Patrícia Paula Schelp Taniguchi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.