Atuação profissional e política de egressos(as) do Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB

Palavras-chave: Egressos, Mestrado Profissional, Educação do Campo, UFRB

Resumo

Nas últimas décadas, os mestrados profissionais em educação têm-se destacado pelo seu potencial inovador na formação de educadores e na melhoria dos indicadores da educação básica no Brasil. Neste sentido, o presente artigo objetiva analisar a atuação profissional e política dos egressos do Mestrado Profissional em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO) da UFRB, a fim de evidenciar a sua importância enquanto lócus de formação de professores e educadores dos movimentos sociais e sindicais do campo no Brasil. Ao longo dos anos, o PPGEDUCAMPO tem realizado um acompanhamento dos seus egressos, o que permitiu a construção de um banco de dados sobre os seus destinos profissionais e atuações políticas. Para fins analíticos, o recorte empírico diz respeito a 77 egressos entre 2015 e 2020, cujos resultados indicam que a totalidade desses egressos está integrada no mercado de trabalho, com a atuação profissional majoritariamente na educação básica e que estes ascenderam na função que exerciam antes do ingresso ou mudaram de cargo após a conclusão do curso, bem como ocuparam posições políticas estratégicas em fóruns, câmaras territoriais, movimentos e organizações sociais e sindicais do campo no âmbito local, regional e nacional. Portanto, conclui-se que, na contramão das propostas originárias do modelo de pós-graduação profissional, germinadas das demandas das empresas privadas e do mercado financeiro, o Mestrado Profissional em Educação do Campo tem apostado na formação de professores e educadores dos movimentos sociais e sindicais do campo, cujas trajetórias e percursos profissionais estão comprometidos com a defesa da educação do e no campo.

Biografia do Autor

Luiz Paulo Jesus de Oliveira, UFRB/UFBA

Pós-Doutorado (2023-2024) e Doutorado em Ciências Sociais (2013) - UFBA. Professor Associado, Centro de Humanidades, Artes e Letras (CAHL), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus de Cachoeira/Ba. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo, do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB. Pesquisador Associado ao Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades (CRH/UFBA). Email. luzpaulo@ufrb.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3726-1939

Tiago Rodrigues Santos

Doutor em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo, do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus de Amargosa/Ba. Pesquisador Associado ao Núcleo GEOGRAFAR/UFBA.  Email: tiago.rodrigues@ufrb.edu.br; Orcid:https://orcid.org/0000-0003-4036-2391.

Dirce Djanira Pacheco e Zan

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Livre-Docente do Departamento de Ciências Sociais na Educação (DECISE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação/Unicamp. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (GPPES) da FE/UNICAMP e bolsista Produtividade-CNPq. Email: dircezan@unicamp.br; Orcid:https://orcid.org/0000-0002-3663-2232 

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Publicado
2024-08-29
Como Citar
OLIVEIRA, L. P.; SANTOS, T. R.; ZAN, D. D. P. E. Atuação profissional e política de egressos(as) do Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 52, p. 138-162, 29 ago. 2024.