Autonomia x Injustiça: o caso da regulamentação do art. 1.º da Lei n.º 12.711/2012, a Lei de Cotas para o acesso ao Ensino Superior nas Universidades Federais

Resumo

Este estudo descritivo e exploratório analisa a aplicação da Lei nº 12.711/2012, com o objetivo de verificar se universidades ampliaram a reserva de vagas conforme permitido pela autonomia universitária. A pesquisa incluiu 63 universidades federais criadas antes de 2013, excluindo aquelas criadas nos anos de 2018 e 2019. Todas as universidades públicas federais foram questionadas, via Lei de Acesso à Informação, sobre a regulamentação desse dispositivo autorizativo. Foram investigadas discussões e propostas acerca da alteração do percentual de reserva de vagas existentes nas instituições. Os resultados mostram, com uma única exceção, que a autonomia universitária não foi utilizada para a promoção de justiça social na sociedade brasileira, com forte impacto na questão racial. Nesse aspecto, os dados coletados mostram que não houve discussões sobre aumentar o percentual mínimo de reserva de vagas. Justificativas incluem a percepção do piso como teto, ausência de debates internos, falta de provocação da comunidade acadêmica e desconhecimento jurídico. Conclui-se que a autonomia universitária não está sendo utilizada para superar injustiças sociais e democratizar o ensino superior, em homenagem aos valores do Estado Democrático de Direito.

Biografia do Autor

Edmilson Santos dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

- Professor Associado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Petrolina, Pernambuco.

- Doutor em Ciências do Movimento Humano (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Ana Luisa Araujo de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora Adjunta na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Ciências Agrárias, Petrolina, Pernambuco.

- Doutora em Desenvolvimento Rural (2022) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Aníbal Livramento da Silva Netto, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor Associado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Juazeiro, Bahia.

- Doutor em Física da Matéria Condensada (2010) pela Universidade Federal da Paraíba, campus João Pessoa, Paraíba, Brasil. 

Publicado
2024-11-18
Como Citar
DOS SANTOS, E.; DE OLIVEIRA, A. L.; DA SILVA NETTO, A. Autonomia x Injustiça: o caso da regulamentação do art. 1.º da Lei n.º 12.711/2012, a Lei de Cotas para o acesso ao Ensino Superior nas Universidades Federais. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. Especial, p. 28-50, 18 nov. 2024.