Diversidade de gênero no currículo da licenciatura em Pedagogia da UNIMONTES/UAB

Resumo

Este trabalho de investigação tem como objetivo analisar questões de diversidade de gênero e Direitos Humanos na estrutura curricular da Licenciatura em Pedagogia ofertada pela Unimontes/UAB, comparando o desenho curricular de 2013 e 2023. A fundamentação teórica está alojada no campo interdisciplinar dos estudos sobre EaD, a partir da interface entre as investigações sobre gênero e as referentes às políticas curriculares. Com isso, foi possível identificar diálogos teóricos pertinentes ao tratamento dos dados. A metodologia foi do tipo documental, já que é possível entender o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da licenciatura focalizada como documento, e a abordagem foi qualitativa, com viés interpretativista. A pesquisa revela pouca evolução no que se refere à discussão sobre diversidade e Direitos Humanos na formação do pedagogo, uma vez que não existem muitas evidências de modernização curricular junto aos dados analisados.

Biografia do Autor

Thiago Luiz Sartori, Universidade de São Paulo - USP

- Doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Educação: Política e gestão da educação, pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - (2020).

- Professor do curso de Direito da Universidade Anhanguera Educacional. Analista Jurídico do Ministério Público do Estado de São Paulo, com atribuição na Procuradoria de Justiça Criminal. Membro Associado da Anpae - Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Membro Associado da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Membro do GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Membro Associado do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos - INPPDH. Membro Associado do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM. Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção - São Paulo. Professor/coordenador convidado da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção - São Paulo. TLSARTORI@HOTMAIL.COM. Atualmente, dedica-se a pesquisas na área de Direitos Humanos, educação, gênero, sexualidade e políticas públicas.

http://lattes.cnpq.br/6868880323818692

https://orcid.org/0000-0002-8295-0661

Michelle Espíndola Batista, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Publicado
2024-11-18
Como Citar
SARTORI, T.; BATISTA, M. Diversidade de gênero no currículo da licenciatura em Pedagogia da UNIMONTES/UAB. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. Especial, p. 478-192, 18 nov. 2024.