Diversidade de gênero no currículo da licenciatura em Pedagogia da UNIMONTES/UAB
Resumo
Este trabalho de investigação tem como objetivo analisar questões de diversidade de gênero e Direitos Humanos na estrutura curricular da Licenciatura em Pedagogia ofertada pela Unimontes/UAB, comparando o desenho curricular de 2013 e 2023. A fundamentação teórica está alojada no campo interdisciplinar dos estudos sobre EaD, a partir da interface entre as investigações sobre gênero e as referentes às políticas curriculares. Com isso, foi possível identificar diálogos teóricos pertinentes ao tratamento dos dados. A metodologia foi do tipo documental, já que é possível entender o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da licenciatura focalizada como documento, e a abordagem foi qualitativa, com viés interpretativista. A pesquisa revela pouca evolução no que se refere à discussão sobre diversidade e Direitos Humanos na formação do pedagogo, uma vez que não existem muitas evidências de modernização curricular junto aos dados analisados.
Copyright (c) 2024 Thiago Luiz Sartori
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.