O Estágio remoto como espaço de aprendizagem na formação de professores
Resumo
A pandemia da Covid-19 trouxe o ensino remoto como um desafio para a área educacional. Nos cursos de licenciatura, o estágio curricular supervisionado precisou de adaptações para essa nova realidade. Esta pesquisa teve como objetivo identificar contribuições do estágio curricular supervisionado em formato remoto para a formação de um grupo de estagiários de licenciatura. A investigação é de natureza qualitativa, com a aplicação de um questionário com questões abertas a licenciandos em Química de uma universidade pública que estavam realizando o estágio curricular supervisionado. A análise centrou-se em uma pergunta específica: "Como o estágio remoto contribuiu para a sua formação?", utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicam que os licenciandos reconheceram o estágio remoto como um espaço de aprendizagem onde vivenciaram os desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica durante a pandemia, destacando que as tecnologias digitais desempenharam um papel crucial no desenvolvimento do estágio remoto.
Copyright (c) 2024 Luciana Caixeta Barboza, Esdras Viggiano, Martha Maria Prata-Linhares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.