O Estágio remoto como espaço de aprendizagem na formação de professores

Resumo

A pandemia da Covid-19 trouxe o ensino remoto como um desafio para a área educacional. Nos cursos de licenciatura, o estágio curricular supervisionado precisou de adaptações para essa nova realidade. Esta pesquisa teve como objetivo identificar contribuições do estágio curricular supervisionado em formato remoto para a formação de um grupo de estagiários de licenciatura. A investigação é de natureza qualitativa, com a aplicação de um questionário com questões abertas a licenciandos em Química de uma universidade pública que estavam realizando o estágio curricular supervisionado. A análise centrou-se em uma pergunta específica: "Como o estágio remoto contribuiu para a sua formação?", utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicam que os licenciandos reconheceram o estágio remoto como um espaço de aprendizagem onde vivenciaram os desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica durante a pandemia, destacando que as tecnologias digitais desempenharam um papel crucial no desenvolvimento do estágio remoto.

Biografia do Autor

Luciana Caixeta Barboza, UFTM

Professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Esdras Viggiano, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutor em Ensino de Ciências. Professor no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em Educação. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Publicado
2024-11-18
Como Citar
BARBOZA, L.; VIGGIANO, E.; PRATA-LINHARES, M. O Estágio remoto como espaço de aprendizagem na formação de professores. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. Especial, p. 193-207, 18 nov. 2024.