Perfil de professoras de creches conveniadas de um município do noroeste paulista

Resumo

A Educação Infantil no Brasil, primeira etapa da Educação Básica, tem em sua história a marca do assistencialismo que, apesar do avanço na qualidade do atendimento das crianças, deixa marcas na percepção da sociedade em geral, dos profissionais e das políticas públicas sobre esta etapa de ensino. Um dos expedientes utilizado pelos municípios para atender a demanda por vagas, especialmente entre zero e três anos, é a política de convênio, que é a parceria entre o poder público e de entidades privadas sem fins lucrativos. O presente trabalho apresenta o resultado parcial obtido em uma pesquisa mais ampla, de natureza quanti-qualitativa, que buscou levantar dados referentes ao perfil socioeconômico, acadêmico e profissional de docentes de creches conveniadas de um município do noroeste paulista. A metodologia abrangeu aplicação de questionário no formato online, com questões abertas e fechadas. Os dados apresentados referem-se à idade, gênero, cor autodeclarada, renda familiar, carga horária de trabalho, formação acadêmica, tempo de docência, faixa etária que lecionam, quantidade de alunos por turma e auxílio na sala referência. O objetivo da pesquisa é conhecer essas profissionais ainda invisibilizadas pelo poder público e pela pesquisa acadêmica.

Biografia do Autor

Mirian Roberta Pedrini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus São José do Rio Preto-SP

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) - Faculdade de Ciências e Letras - Câmpus de Araraquara, SP, Brasil. Mestra em Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp/Ibilce) - Câmpus de São José do Rio Preto. E-mail: mr.pedrini@unesp.br

Maevi Anabel Nono, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp/Ibilce) - Câmpus São José do Rio Preto

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp/Ibilce), Câmpus de São José do Rio Preto, SP, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. E-mail: maevi.nono@unesp.br

Publicado
2024-11-18
Como Citar
PEDRINI, M.; NONO, M. Perfil de professoras de creches conveniadas de um município do noroeste paulista. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. Especial, p. 123-142, 18 nov. 2024.