Perfil de professoras de creches conveniadas de um município do noroeste paulista
Resumo
A Educação Infantil no Brasil, primeira etapa da Educação Básica, tem em sua história a marca do assistencialismo que, apesar do avanço na qualidade do atendimento das crianças, deixa marcas na percepção da sociedade em geral, dos profissionais e das políticas públicas sobre esta etapa de ensino. Um dos expedientes utilizado pelos municípios para atender a demanda por vagas, especialmente entre zero e três anos, é a política de convênio, que é a parceria entre o poder público e de entidades privadas sem fins lucrativos. O presente trabalho apresenta o resultado parcial obtido em uma pesquisa mais ampla, de natureza quanti-qualitativa, que buscou levantar dados referentes ao perfil socioeconômico, acadêmico e profissional de docentes de creches conveniadas de um município do noroeste paulista. A metodologia abrangeu aplicação de questionário no formato online, com questões abertas e fechadas. Os dados apresentados referem-se à idade, gênero, cor autodeclarada, renda familiar, carga horária de trabalho, formação acadêmica, tempo de docência, faixa etária que lecionam, quantidade de alunos por turma e auxílio na sala referência. O objetivo da pesquisa é conhecer essas profissionais ainda invisibilizadas pelo poder público e pela pesquisa acadêmica.
Copyright (c) 2024 Mirian Roberta Pedrini, Maevi Anabel Nono
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.