As potencialidades e fragilidades de um projeto na vertente da educação ambiental patrimonial

  • Gabriela Loureiro Martins Ricetto
  • Marília Andrade Torales Campos

Resumo

 

RESUMO

Ao descrever o desenvolvimento de um projeto multi/interdisciplinar no campo da Educação Ambiental e da Preservação do Patrimônio, neste artigo se apresentam os resultados de uma pesquisa, fulgurando as potencialidades e fragilidades no processo de elaboração e desenvolvimento do projeto intitulado “Caminhos das Ferrovias, Natureza e Cultura”. A proposta foi idealizada por 10 professores do Novo Ensino Médio (NEM), dos componentes curriculares de Arte, Geografia, História e Inglês de uma escola pública estadual de Curitiba (Paraná). Assim, a metodologia adotada pelo estudo em questão, valeu-se da ótica dos professores, com base na pesquisa participante, aplicação de questionário e da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que os professores ressaltaram mais as potencialidades relacionadas ao projeto do que os aspectos frágeis, o que indica que a experiência possui potencial de replicação e possível continuidade de iniciativas semelhantes. Tal resultado reforça que a prática efetiva e contínua da Educação Ambiental no contexto escolar, por meio de projetos pedagógicos coletivos, poderia ser uma alternativa que se soma a outras para auxiliar o processo de inserção ou potencialização da Educação Ambiental nas escolas.

Palavras-chave: Educação Ambiental Patrimonial, Projeto Pedagógico, Potencialidades e Fragilidades.

Publicado
2023-08-28
Como Citar
RICETTO, G. L. M.; CAMPOS, M. A. T. As potencialidades e fragilidades de um projeto na vertente da educação ambiental patrimonial. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 49, p. 46-61, 28 ago. 2023.