A importância do trabalho em saúde mental nos programas de permanência na universidade

Resumo

A permanência universitária é compreendida por ações que auxiliam os estudantes a superarem os desafios durante a formação na universidade. Este artigo objetiva aprofundar essa discussão apontando como os prejuízos na saúde mental tem afetado as experiências estudantis. Para isso, a coleta de dados foi realizada por meio de questionário e entrevistas, aplicados em estudantes que frequentavam um programa de apoio acadêmico. Os resultados demonstram que a saúde mental é a principal dificuldade que os estudantes sentem durante a trajetória na universidade. Nas tentativas de adaptação, os discentes se deparam com uma intensificação dos estudos acompanhada por responsabilização e autocobrança para provarem as suas capacidades e conseguirem avançar nas disciplinas. Esse quadro é ainda mais grave e sensível para os estudantes que são a primeira geração de suas famílias a ingressarem na universidade, o que requer um novo olhar para os desafios em efetivar a inclusão social.

Biografia do Autor

Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é doutoranda em Educação pela mesma instituição.

Silvia Helena Pienta Borges Barbosa, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2008), pós-graduação em Gestão de Pessoas pela FAE - Centro Universitário (2013), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2016) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2020).

Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara (2002). Atualmente é professora associada do departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Publicado
2023-09-04
Como Citar
MATTOS, H. C.; BARBOSA, S. H.; FERNANDES, M. C. A importância do trabalho em saúde mental nos programas de permanência na universidade. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 49, p. 160-178, 4 set. 2023.