A Formação de professores e o trabalho com educação ambiental: reflexões acerca das concepções docentes
Resumo
Esta pesquisa objetivou analisar o domínio conceitual dos professores acerca de temáticas ambientais e como elas são desenvolvidas nas formações continuadas oferecidas aos docentes, permitindo compreender o que de fato vem dificultando a efetivação da Educação Ambiental (EA) nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Nazaré da Mata - PE. Colaboraram com a pesquisa os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede. Enquanto processo metodológico, utilizamos uma abordagem quali-quantitativa em uma pesquisa descritiva cujos dados foram coletados com questionários semiestruturados e, em seguida, foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que, embora haja um conjunto de marcos legais que subsidiam a inserção da EA nas escolas, sua aplicabilidade perpassa vários percalços oriundos das lacunas originadas da formação inicial e continuada dos docentes das diversas áreas do conhecimento. A temática se tornou apenas mais uma função aglutinada à escola e desenvolvida através de subterfúgios pontuais em datas comemorativas e Feiras de Ciências. É perceptível, através das concepções docentes que a ressignificação de suas concepções acerca da temática pode ajudar a vislumbrar a perspectiva de uma reforma no pensamento e, consequentemente, revolução nas práticas docentes.
Copyright (c) 2023 Cicília Gabriela Correia Tavares, Joaklebio Alves da Silva, Marcelo Alves Ramos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.