Fundamentos das políticas públicas pelo viés da teoria crítica

Resumo

Este estudo discute os fundamentos das políticas públicas pelo viés da teoria crítica. Para isso, empreende uma breve análise das características destas políticas e de seus fundamentos behavioristas, a fim de situar a importância deste debate no interior deste campo científico. Utiliza-se de metodologia qualitativa, baseada em pesquisa teórica e bibliográfica. O problema suscitado foi: quais os fundamentos teóricos da abordagem behaviorista sobre políticas públicas? E, quais os fundamentos da teoria crítica que podem ser aplicados aos estudos destas políticas? Objetiva-se indicar fundamentos da teoria crítica que podem ajudar a subsidiar estudos tanto quanto ações práticas neste campo. A pesquisa empreendida mostrou que há uma hegemonia do pensamento behaviorista em políticas públicas, o que explica as análises de tendência tecnicista, economicista e positivista no interior deste campo. A teoria crítica, por sua vez, pode subsidiar análises e ações práticas nesta área por meio de postulados como a análise materialista da história, os interesses e conflitos de classe na base destas políticas, a recusa à neutralidade científica como orientação metodológica e a emancipação como objetivo que deve orientar as ações dos governos e do Estado.

 

Biografia do Autor

Kasandra Conceição Castro de Sousa, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Antropologia e Arqueologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestra em Educação, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP. Curitiba. Brasil. Especialista em Questão Social pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. email: ksandrasousa@hotmail.com

Publicado
2023-08-28
Como Citar
SOUSA, K. Fundamentos das políticas públicas pelo viés da teoria crítica. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 49, p. 30-45, 28 ago. 2023.