Avaliação de competências do enfermeiro hospitalar como subsídio para o cotidiano da educação permanente

Resumo

RESUMO

 

As competências dos enfermeiros são concebidas como um conjunto dos seus conhecimentos, habilidades e atitudes para exercer com eficácia suas funções. Objetivou-se, neste estudo, identificar as competências dos enfermeiros no gerenciamento de seis dimensões, em contexto hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa realizado com 28 enfermeiros. A coleta de dados foi realizada pela aplicação de um instrumento relativo aos dados sociodemográficos e pela Escala de Avaliação de Competência do Enfermeiro, construída e validada por Bernardina (2019). Como resultado os enfermeiros se autoavaliaram como competentes em relação às ações na prática de trabalho, ou seja, quanto às dimensões de trabalho técnico e em equipe, bem como no gerenciamento de recursos humanos. Somente a dimensão gerenciamento de recursos materiais apontou para uma lacuna de um item de conhecimento, o que indica a possibilidade de desenvolvimento de estratégias pedagógicas na perspectiva responder as necessidades da organização hospitalar neste quesito. Considera-se a avaliação por competências é um tema que merece atenção, pois tem impactos no gerenciamento da assistência e do cuidado, assim como em funções administrativas, com consequente melhoria dos indicadores de saúde.

Palavras chave:  Equipe de Enfermagem. Hospital. Competência profissional.

Biografia do Autor

Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Faculdades Pequeno Príncipe

Bióloga Professora de de Histologia e Embriologia. Orientadora no Mestrado em Educação da Faculdades Pequeno Príncipe

Cristiane Pavelski Dias

https://orcid.org/0000-0002-4183-8104

CV: http://lattes.cnpq.br/4142445259899525

Email cristiane.dias@aluno.fpp.edu.br

Graduada em Enfermagem pela Universidade Tuiuti do Paraná (2009). Atualmente é enfermeira da Prefeitura Municipal de Mandirituba. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem na Gestão e Gerenciamento, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento profissional e educação permanente.

Elaine Rossi Ribeiro

https://orcid.org/0000-0003-3492-217X

http://lattes.cnpq.br/9575920850713634

E-mail elaine.ribeiro@fpp.edu.br

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1978), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2004) e doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2006). Diretora Acadêmica da Faculdade Evangélica do Paraná por 6 anos. Exerceu a superintendência técnica do Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba - IMAP, tendo sido Diretora da Escola de Administração Pública -da Prefeitura de Curitiba. É docente de vários cursos de pós graduação nas áreas de Ensino, Educação permanente, Planejamento, Gestão, Liderança, Avaliação e Segurança do Paciente. Tem experiência na área de Gestão e Educação, com ênfase em liderança e avaliação. Foi diretora acadêmica do Instituto de Ensino e Pesquisa da Feaes. Atualmente é docente e pesquisadora da Faculdade Pequeno Príncipe em Curitiba, e do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu - Ensino nas Ciências da Saúde. Participante do Grupo de Pesquisa PENSA. e editora chefe da Revista Espaço para Saúde.

Publicado
2023-09-04
Como Citar
GARBELINI, M. C.; DIAS, C. P.; RIBEIRO, E. R. Avaliação de competências do enfermeiro hospitalar como subsídio para o cotidiano da educação permanente. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 49, p. 103-119, 4 set. 2023.