Emoções e linguagem na educação profissional a distância: o contar de uma história

  • Cinara Ourique do Nascimento IFSul
  • Sheyla Costa Rodrigues FURG
  • Ricardo Lemos Sainz IFSul

Resumo

Neste estudo, fundamentamos a hipótese de que o mundo conhecido e experienciado, que emerge do cotidiano dos polos que recebem cursos na modalidade de educação a distância - EaD, contam sua história e nos levam a conhecer a Educação Profissional e Tecnológica - EPT a distância, no encadeamento entre ação e a experiência. O estudo enfocou e delimitou o campo de análise para os coordenadores de oito polos de apoio presencial que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense –IFSul, oferta seus cursos a distância. Das narrativas singulares, oriundas de cada diário, emergiram temas recorrentes que possibilitaram sair da sua singularidade para a coletividade das vozes para criar e contar uma história que refletiu o engajamento da educação profissional na formação de indivíduos que estavam fora do processo produtivo do sistema social. As narrativas contam acontecimentos que contribuem para o desenvolvimento da Educação Profissional e destacam a EaD como um espaço de formação representativo e de aceitação como possibilidade de melhoria de vida das pessoas e da comunidade.

Palavras-chave: Educação profissional. Educação a distância. Política pública. Polos. Experiência.

Biografia do Autor

Sheyla Costa Rodrigues, FURG

pedagoga, com Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e o Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Ricardo Lemos Sainz, IFSul

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1999), graduação em Licenciatura Plena Currículo Especial Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1995), graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2002),Especialização em Sociologia e ciência política pelo ISP - UFPel (1999), Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001) e Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Atualmente é Professor Titular do Magistério Federal, Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, 

Publicado
2020-07-30
Como Citar
OURIQUE DO NASCIMENTO, C.; COSTA RODRIGUES, S.; LEMOS SAINZ, R. Emoções e linguagem na educação profissional a distância: o contar de uma história. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 15, n. 40, p. 70-90, 30 jul. 2020.