A inclusão escolar e os desafios da aprendizagem

  • Roque Strieder
  • Rose Laura Gross Zimmermann

Resumo

A inclusão, escolar e social, exige mudança de mentalidade, mudança nos modos de vida, muitas reflexões e, como princípio fundamental, valorizar a diversidade humana. O estudo pretendeu conhecer e entender como a inclusão se efetiva, que mudanças se fazem necessárias para a aceitação dos diferentes e quais as possibilidades de aprendizagem nesse novo momento da educação. Considera-se prioritário a construção de imaginários e ações de aceitação das diferenças, apostando na cooperação, ajuda mútua, interdependência e convivência. Buscou-se conhecer a posição de professoras sobre ações de aceitação dos diferentes. Usou-se a entrevista semiestruturada junto a professoras de escolas da rede municipal de educação de SMOeste/SC, polo regional que sediou dois eventos, apoiados pelo MEC, sobre educação inclusiva. O processo inclusivo é frágil e falta o imaginário da aceitação do diferente como diferente; existem fragilidades no processo de formação profissional; atividades pedagógicas diferenciadas resultam de iniciativas particulares de professores; não há um compromisso coletivo da comunidade escolar com o processo inclusivo. Conclui-se que: a inclusão escolar continua tema aberto e de muitas entradas para reflexão; a efetivação da educação inclusiva é ainda muito incipiente; as maiores dificuldades estão no não reconhecimento do outro como diferente e na não aceitação dessa diferença; faltam colaboração e consenso na redefinição de procedimentos didáticos pedagógicos capazes de qualificar a aprendizagem para cada aluno; a inclusão envolve convivência regada pelo diálogo, pela humildade, pelo reconhecimento das próprias fragilidades.

Publicado
2018-11-06
Como Citar
STRIEDER, R.; LAURA GROSS ZIMMERMANN, R. A inclusão escolar e os desafios da aprendizagem. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 5, n. 10, p. 19, 6 nov. 2018.