Políticas da unesco para formação de professores no brasil: uma leitura da desqualificação da educação brasileira

  • Angela Galizzi Vieira Gomide

Resumo

O texto analisa os princípios e orientações expressos nos documentos da UNESCO, desvelando suas interferências nas políticas para a educação e a formação de professores a partir da década de 1990 até os dias atuais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que estabelece um diálogo crítico com as fontes, articulando as dimensões política, econômica, social e educacional desse momento histórico. Evidencia a incorporação de medidas neoliberais na economia brasileira, com a diminuição do papel do Estado, a privatização, a adoção de princípios liberais e a incorporação de orientações dos organismos internacionais. Destaca que, para a UNESCO, a educação é foco central, responsável pelo desenvolvimento humano, e os professores, como protagonistas, trabalham com valores, atitudes e competências em detrimento dos fundamentos teóricos e práticos do campo educativo. Revela ainda a interferência da UNESCO na política educacional brasileira, articulada ao mercado educacional, à manutenção da ordem econômica, à precarização dos professores e à desqualificação da educação.

Publicado
2018-11-01
Como Citar
GALIZZI VIEIRA GOMIDE, A. Políticas da unesco para formação de professores no brasil: uma leitura da desqualificação da educação brasileira. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 5, n. 11, p. 20, 1 nov. 2018.