Um novo ensino médio e profissional brasileiro ou a reedição da dualidade estrutural na formação conformada à acumulação capitalista?

  • Eliane Cleide da Silva Czernisz

Resumo

Neste artigo, objetiva-se discutir o ensino médio e profissional a partir de dados de projeto de pesquisa que investiga diretrizes e recomendações para o ensino médio e profissional presentes em documentos da UNESCO. O ponto de partida é a reflexão sobre a crise capitalista que se processa no cenário atual e que requer mudanças no papel do Estado, no perfil do homem a ser formado e, consequentemente, nas demandas para a educação. Destaca que o aprender a ser, somado ao aprender a empreender, assim como a educação ao longo da vida compõem o projeto societário que permite formar sociabilidades que irão contribuir para ampliar o processo de acumulação do sistema capitalista.

Publicado
2018-11-01
Como Citar
CLEIDE DA SILVA CZERNISZ, E. Um novo ensino médio e profissional brasileiro ou a reedição da dualidade estrutural na formação conformada à acumulação capitalista?. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 5, n. 11, p. 20, 1 nov. 2018.