A Pesquisa em Educação do Campo no curso de pedagogia: contribuições do programa observatório da educação

  • Maria Iolanda Fontana Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Resumo

Este artigo tem o objetivo de refletir a contribuição do Programa Observatório da Educação(Obeduc)da Capes/Inep para a pesquisa em Educação do Campo
e suas repercussões no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná(UTP). Ressalta-se a relevância do programa, no contexto das políticas públicas para a formação de professores e para o financiamento de projetos de pesquisa em áreas pouco exploradas como é o caso da Educação
do Campo. São destacados dados qualitativos do Obeduc em âmbito nacional e os resultados do projeto de pesquisa aprovado pelo Edital 038/2010, no
formato de Núcleo em Rede, desenvolvido na UTP, no curso de Pedagogia. A proposta de formação do Obeduc tem como princípio pedagógico a elevação
da formação em stricto-sensu e o trabalho coletivo no desenvolvimento de pesquisa, integrando professores da educação básica, graduandos e pós-graduandos na produção de conhecimento no campo educacional. As pesquisas desenvolvidas no Obeduc proporcionaram aos acadêmicos do curso
de Pedagogia, por meio da iniciação científica e dos estudos no componente curricular da Educação do Campo, além do reconhecimento da importância
da investigação na complexa e contraditória realidade educacional do campo, a compreensão das conquistas e demandas por uma escola do e no campo
que contribua para a emancipação social e cultural de seus povos. 

Publicado
2018-09-25
Como Citar
FONTANA, M. A Pesquisa em Educação do Campo no curso de pedagogia: contribuições do programa observatório da educação. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. Especial, p. 239-257, 25 set. 2018.