A Interferência dos jogos na aprendizagem de alunos de escolas multisseriadas

  • Regina Bonat Pianovski Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa realizada em uma escola multisseriada localizada no campo, em um município da Região Metropolitana
de Curitiba, com o objetivo de investigar a possibilidade de mediação dos jogos no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Trata de uma  investigaçãoação fundamentada nos estudos desenvolvidos por Mion (2001) a qual se refere à construção de um conhecimento educacional crítico, transformador e emancipatório. Esta metodologia foi desenvolvida em dois momentos, a saber: iniciou com um projeto que envolveu a utilização de jogos, elaborado a partir das questões levantadas pela professora com relação às dificuldades dos alunos; e num segundo momento, realizaram-se oficinas com brinquedos e brincadeiras, no intuito de investigar a cultura lúdica dos alunos, entendida como o conjunto de elementos que a criança apresenta ao brincar. Iniciamos o texto apresentando uma discussão sobre a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança, tendo como fundamentação teórica Benjamin (1984), Vigotski (2007, 2009), Brougère (1998, 2004) e Kishimoto (2005); na sequência tratamos do desenvolvimento da pesquisa, finalizando com uma análise dos resultados obtidos. Para os estudos sobre a Educação do Campo, recorremos a Souza (2008) Molina (2015) e, sobre classes multisseriadas Hage (2010, 2014) e Arroyo (2010, 2012) foram os autores que orientaram nossa investigação. Os resultados da pesquisa apontaram para a viabilidade da utilização do jogo nas classes multisseriadas, no que tange ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, ao aprimoramento das técnicas de ensino, a relação entre professora e alunos, e a valorização da cultura e identidade das crianças do campo. 

Biografia do Autor

Regina Bonat Pianovski, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

UTP, Doutoranda em Educação.

Publicado
2018-09-18
Como Citar
PIANOVSKI, R. A Interferência dos jogos na aprendizagem de alunos de escolas multisseriadas. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. Especial, p. 191-208, 18 set. 2018.