Educação do Campo em Perspectiva: descompasso entre a política pública e a afirmação da concepção pelos sujeitos que a fazem

  • Conceição Paludo
  • Simone Valdete dos Santos UFRGS

Resumo

Tendo como referente às proposições da Educação do Campo, o que se apresenta é a análise da produção da 36ª (2013), 37ª (2015) e 38ª (2017) reuniões bianuais da ANPEd - Associação Nacional de Pós Graduação em Educação. Caracteriza-se como um Estado da Questão e um estudo bibliográfico. A intenção foi a de verificar, no atual contexto brasileiro, como são analisadas as políticas públicas; assim como, se há consequências dessa análise em termos da concepção da Educação do Campo. Concluise que enquanto as políticas públicas caminham a passos largos para a sua desconstituição, juntamente com a desconstrução do ideário dos direitos humanos, a concepção de Educação do Campo é mantida nas suas proposições fundamentais, resultado do processo de luta dos movimentos sociais do campo nas duas últimas décadas.

Publicado
2018-08-31
Como Citar
PALUDO, C.; SANTOS, S. Educação do Campo em Perspectiva: descompasso entre a política pública e a afirmação da concepção pelos sujeitos que a fazem. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 13, n. 34, p. 23-37, 31 ago. 2018.