Dieta y Cambio Climático

Dieta y Cambio Climático

  • Kylyan Marc Bisquert i Pérez Grupo de Investigación en Pedagoxía Social e Educación Ambiental SEPA-Interea, Departamento de Pedagoxía e Didáctica, Facultade de Ciencias da Educación, Campus Vida, 15782, Santiago de Compostela, Galicia.
  • Sara Costa Carvalho Departamento de Biologia e CESAM (Centro de Estudos Ambientais e Marinhos), Universidade de Aveiro, Campus de Santiago 3810-193 Aveiro, Portugal.
  • Pablo Ángel Meira Cartea Grupo de Investigación en Pedagoxía Social e Educación Ambiental SEPA-Interea, Departamento de Pedagoxía e Didáctica, Facultade de Ciencias da Educación, Universidad de Santiago de Compostela, Campus Vida, Rúa Xosé Mª Suárez Núñez s/n 15782-Santiago de Compostela (España)

Resumo

Se existe um consenso geral quanto ao carácter antropogénico das Alterações Climáticas (AC) actuais, ao centrarmos a atenção nas emissões difusas de gases com efeito de estufa associadas especificamente à dieta, deixa de se verificar tal consenso. Existe, nomeadamente, uma reduzida percepção por parte da
população sobre a conexão Dieta-AC e uma escassa atenção mediática e tratamento a nível educativo sobre este binómio. Encarando a dieta como um conjunto de padrões de consumo para satisfazer as necessidades alimentares, esta encontra-se mediada por fatores socioeconómicos e culturais, assim como por condicionantes externos como a publicidade. Portanto, a dieta é, também, tomada como uma construção social vinculada aos sistemas agroalimentares que a abastecem e que produzem impactos negativos ao longo do seu ciclo de produção e consumo, com uma especial incidência na contribuçao às AC. Perante a complexa relação Dieta-AC, este trabalho procura partir de uma perspectiva multidisciplinar explorando, em primeiro lugar, essas diversas dimensões da conexão da dieta e dos sistemas agroalimentares com as AC.
Em segundo lugar, é partilhada e justificada a necessidade de se abordar esta questão através de uma Educação Ambiental (EA) sociocrítica. Por último, são apresentadas várias linhas de investigação e acção em EA destinadas a promover dietas e sistemas agroalimentares sustentáveis. Tais linhas de investigação e
experiências socioeducativas pretendem, assim, contribuir como ferramentas para uma descarbonização social através da dimensão alimentar. Palavras-chave: Alterações Climáticas. Descarbonização de estilos de vida. Dieta. Sistemas agroalimentares. Educação Ambiental sociocrítica. Educação Climática.

Biografia do Autor

Kylyan Marc Bisquert i Pérez, Grupo de Investigación en Pedagoxía Social e Educación Ambiental SEPA-Interea, Departamento de Pedagoxía e Didáctica, Facultade de Ciencias da Educación, Campus Vida, 15782, Santiago de Compostela, Galicia.

Grupo de Investigación en Pedagoxía Social e Educación Ambiental SEPA-Interea,
Departamento de Pedagoxía e Didáctica, Facultade de Ciencias da Educación, Campus
Vida, 15782, Santiago de Compostela, Galicia.

Sara Costa Carvalho, Departamento de Biologia e CESAM (Centro de Estudos Ambientais e Marinhos), Universidade de Aveiro, Campus de Santiago 3810-193 Aveiro, Portugal.

Departamento de Biologia e CESAM (Centro de Estudos Ambientais e Marinhos),
Universidade de Aveiro, Campus de Santiago 3810-193 Aveiro, Portugal.

Pablo Ángel Meira Cartea, Grupo de Investigación en Pedagoxía Social e Educación Ambiental SEPA-Interea, Departamento de Pedagoxía e Didáctica, Facultade de Ciencias da Educación, Universidad de Santiago de Compostela, Campus Vida, Rúa Xosé Mª Suárez Núñez s/n 15782-Santiago de Compostela (España)

Grupo de Investigación en Pedagoxía Social e Educación Ambiental SEPA-Interea, Departamento de
Pedagoxía e Didáctica, Facultade de Ciencias da Educación, Universidad de Santiago de Compostela,
Campus Vida, Rúa Xosé Mª Suárez Núñez s/n 15782-Santiago de Compostela (España)

Publicado
2018-07-12
Como Citar
PÉREZ, K.; CARVALHO, S.; CARTEA, P. Dieta y Cambio Climático. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 13, n. Especial, p. 220-237, 12 jul. 2018.