Produção Coletiva de uma Proposta de Educação Ambiental na Escola Pública

  • Jorge Sobral da Silva Maia . Professor do PPG em Ciências Jurídicas – Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.
  • Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis Doutora pela UNICAMP e Livre Docente pela UNESP. Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência – Faculdade de Ciências – UNESP – Campus Bauru/SP.

Resumo

A formação de um grupo de professores pesquisadores para um processo de reflexão - ação - reflexão sobre suas práticas e, a partir daí, construir coletivamente um projeto de educação ambiental na perspectiva sóciohistórica, constitui o objetivo desse estudo. Seguindo a metodologia da
pesquisa-ação e atuando em uma escola estadual junto a professores do ensino fundamental, organizou-se um conjunto de estratégias que permitiram identificar os problemas socioambientais presentes no cotidiano da instituição. As ações expandiram para a comunidade no entorno possibilitando o enfrentamento das questões socioambientais definindo um processo de educação ambiental fundamentada em princípios críticos.
Palavras-chave: Pesquisação. Produção coletiva. Formação docente.

Biografia do Autor

Jorge Sobral da Silva Maia, . Professor do PPG em Ciências Jurídicas – Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

Doutor e pós-doutor em Educação ambiental pela UNESP. Professor do PPG em Ciências
Jurídicas – Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, Doutora pela UNICAMP e Livre Docente pela UNESP. Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência – Faculdade de Ciências – UNESP – Campus Bauru/SP.

Doutora pela UNICAMP e Livre Docente pela UNESP. 

Publicado
2018-07-12
Como Citar
MAIA, J.; TOZONI-REIS, M. Produção Coletiva de uma Proposta de Educação Ambiental na Escola Pública. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 13, n. Especial, p. 241-259, 12 jul. 2018.