O Processo de Ambientalização Curricular na Educação Superior: uma Proposta Metodológica
Resumo
As pesquisas acerca da Ambientalização Curricular (AC) vêm se potencializando nas últimas décadas, tanto em território nacional quanto
internacional. Compreendida como um processo complexo que envolve a integração de valores socioambientais nos currículos, ainda carece de estudos aprofundados que possibilitem sua efetivação na práxis educacional. É nesse sentido que este trabalho visa apresentar uma Proposta Metodológica para a Ambientalização Curricular – PMAC, que está sendo desenvolvida e aplicada em uma pesquisa de doutorado em Educação Ambiental (EA), no Programa de Pós-Graduação em EA (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Esta proposta transcende a primeira fase de diagnósticos e avança no sentido de institucionalizar o processo de AC integrando os
valores socioambientais de forma transversal, interdisciplinar e sistêmica nos currículos da Educação Superior. A PMAC é constituída a partir de 8 Princípios e 32 Fundamentos oriundos das macropolíticas da EA no Brasil, e aposta em um trabalho colaborativo com os docentes e de parcerias institucionais que possibilitem a potencialização do caráter participativo, democrático e justo da EA.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.