Educação Ambiental: Análise dos Projetos Apresentados pelas Escolas Participantes da IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

  • Solange Reiguel Vieira
  • Alexandre Luiz Korte de Azevedo
  • Chaara Lipszyc Buss Lipszyc Buss
  • Marília Andrade Torales Campos

Resumo

O artigo apresenta reflexões que visam contribuir ao campo da educação ambiental a partir da análise do perfil das escolas participantes da IV Conferência Nacional Infantojuvenil do Meio Ambiente (IV CNIJMA), realizada pelo governo federal no ano de 2013. Para isto, realizou-se uma revisão documental sobre os dados do perfil das escolas e das comunidades envolvidas na IV CNIJMA e a análise qualitativa dos projetos disponibilizados na página do Ministério da Educação (MEC). Com base nesta revisão, e a partir dos dados disponíveis nos documentos e relatórios foi possível visualizar o processo de desenvolvimento da IV CNIJMA e compreender as características dos projetos socioambientais apresentados pelas escolas e suas comunidades. A decisão por analisar a quarta edição das CNIJMA se justifica pelo fato de que esta foi a edição que recebeu o maior número de inscrição de projetos. Os resultados representam expressões quantitativas
do que foi a IV CNIJMA e permitem compreender o perfil e discutir as características dos projetos que foram apresentados.

Publicado
2018-07-12
Como Citar
VIEIRA, S.; AZEVEDO, A.; BUSS, C. L. B.; CAMPOS, M. Educação Ambiental: Análise dos Projetos Apresentados pelas Escolas Participantes da IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 13, n. Especial, p. 381-398, 12 jul. 2018.