Wilson Martins: das ondas do rádio às críticas literárias

  • Claudia Irene de Quadros
  • Mônica Kaseker PUCPR
Palavras-chave: Rádio, Wilson Martins, Literatura, Locutor, Curitiba.

Resumo

Wilson Martins, 88 anos, paulista, residente em Curitiba. Este homem, considerado um dosmaiores críticos da literatura brasileira, tem passagem pelo rádio. O depoimento dele registra queessa passagem foi muito rápida, mas outros testemunhos garantem que a história do rádio não podeser dissociada desse cidadão do mundo. Ainda era estudante de Direito, no início dos anos 40,quando foi locutor por dois anos da antiga PRB-2, a primeira rádio do Paraná. O perfil de WilsonMartins e a sua relação com o rádio paranaense fazem parte de um estudo em andamento depersonagens importantes desse meio de comunicação octogenário. Por meio do método biográfico,a trajetória de Wilson Martins é apresentada muito além do microfone radiofônico. Autor dediversos livros, como Um Brasil diferente, O Modernismo, História da inteligência brasileira e Acrítica literária no Brasil, Wilson Martins ganhou projeção nacional por seus textos ácidos emdiversos jornais brasileiros. Foi professor de literatura francesa na Universidade Federal do Paraná,além de lecionar por vários anos em instituições norte-americanas. No rádio, a sua bela vozembalava as noites dos ouvintes da Rádio Clube. No programa, lia clássicos da literatura paracegos.

Biografia do Autor

Claudia Irene de Quadros
Claudia Quadros é doutora em Jornalismo pela ULL, Espanha, e professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação;ão e Linguagens da UTP. Coordena o grupo de pesquisa JOR XXI.&nbsp.
Mônica Kaseker, PUCPR
Mônica Kaseker é doutora em Sociologia (UFPR). Docente do Curso de Comunicação Social –Jornalismo da PUCPR, onde coordena o Núcleo de Produção em Rádio. mkaseker@gmail.com
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres