A materialidade do livro na contemporaneidade: imbricamentos entre imediação e hipermediação

  • Ana Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Raquel da Silva Castedo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Palavras-chave: Livro, Design, Remediação, Dispositivo, Convergência.

Resumo

O artigo tem como foco a forma do livro, que é abordada a partir do conceito de dispositivo (MOUILLAUD, 2002; CHARAUDEAU, 2006). Em uma aproximação teórica, problematiza-se a noção de livro na cultura da convergência, tendo em vista os processos de remediação no sistema de mídia, adotando-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a documental. Conclui-se que, entre imediação e hipermediação, a materialidade do livro na contemporaneidade é resultado de um processo contínuo de remediação do livro impresso no digital e do digital no impresso. Esta demanda ao leitor acionar seu repertório acerca do livro tradicional, em um processo contínuo de significação dos produtos em tela e (res)significação daqueles em papel.

Biografia do Autor

Ana Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório de Edição, Cultura e Design (LEAD)

Raquel da Silva Castedo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Designer gráfica e professora da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Comunicação Social, mestrado e doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou doutorado-sanduíche na Maryland Institute College of Art (MICA), em Baltimore, Estados Unidos, entre junho e agosto de 2015, sob orientação da professora Dra. Ellen Lupton, com bolsa CAPES - PDSE.
Publicado
2018-01-01