Remédiation et praxis énonciative (Remediação e práxis enunciativa)

  • Jacques Fontanille Université de Limoges Institut Universitaire de France
Palavras-chave: Remediação, Bricolagem, Práxis enunciativa, Instauração, Reflexividade, Exploração.

Resumo

Se a remediação é concebida como a substituição de um meio (medium) por outro, provocando a reconfiguração dos conteúdos e das semióticas-objetos veiculados por esses meios (media), ela pode ser considerada como um caso particular da práxis enunciativa, essa concepção da enunciação segundo a qual nunca haveria uma enunciação original, mas sempre enunciações que retomam e transformam outras enunciações. Decorrem dessa premissa vários problemas, que constituem o objeto desta contribuição

(1) Em primeiro lugar, deve-se certificar de que as manipulações do meio (substituição, combinação, derivação ou outro) derivam da enunciação: obviamente, na concepção de Benveniste, isso é inconcebível, e ela deve evoluir consideravelmente.

(2) Jean-Marie Floch aproxima a práxis enunciativa da bricolagem levistraussiana, mas como a concebe, ela não leva em consideração o meio-suporte das comunicações, e concerne às inovações obtidas por associações e reconfigurações entre vários artefatos culturais já existentes. É então a noção de "remediação" que se deve fazer evoluir para que seja compatível com aquela de bricolagem.

(3) A práxis enunciativa, de Saussure a Greimas, deve explicar a persistência das significações, interpretações, intercompreensões, apesar da instabilidade e da reformulação incessante das formas que as suscitam. Desse ponto de vista, o que é constante vale mais do que o que muda, e a remediação, assim como a bricolagem, se assentam sobre um ponto de vista antagônico.

Esta contribuição não resolverá todas as questões, mas se esforçará principalmente em propor um quadro teórico para a enunciação que seja capaz de acolher as respostas de maneira coerente.

Biografia do Autor

Jacques Fontanille, Université de Limoges Institut Universitaire de France

Professor da Université de Limoges, França. Membro honorário do Institut Universitaire de France.

E-mail: jacques.fontanille@unilim.fr

Publicado
2018-01-01