MidiaMigra – Observatório de Migração e Comunicação Intercultural: uma proposta metodológica de monitoramento de notícias

  • Sofia Cavalcanti Zanforlin Docente da Universidade Católica de Brasília, Brasil. Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Pós-doutora pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil.
  • Alberto Marques Silva Docente da Universidade Católica de Brasília, Brasil. Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília, Brasil.
Palavras-chave: Migração, MidiaMigra, Observatório de mídia, Jornalismo, Metodologia.

Resumo

Este artigo está voltado para a estruturação metodológica adotada na pesquisa MidiaMigra: observatório de migração e comunicação intercultural. O estudo constrói um observatório de mídia com foco para as imigrações contemporâneas para o Brasil. O observatório realiza coleta, seleção e análise de matérias jornalísticas veiculadas e produzidas pela mídia brasileira. O objetivo principal é construir um banco de dados que possibilite traçar um recorte qualitativo e quantitativo sobre os sentidos e as tendências dos discursos midiáticos elaborados sobre o tema no Brasil. Inicialmente, discutimos a transformação do jornalismo e suas mudanças, para, em seguida, investigar a comunicação eletrônica a respeito de migrações internacionais até entrar na elaboração metodológica de um observatório voltado para as imigrações no país. Por fim, apresentamos uma análise preliminar da coleta sobre o tema.
Publicado
2017-06-21